Banda Restart – “Pra você lembrar” e entender este fenômeno

Banda Restart – “Pra você lembrar” e entender este fenômeno

A Banda Restart vem agitando a cena do pop rock, desde o seu retorno aos palcos no dia 07 de outubro, em São Paulo.

A turnê intitulada “Pra você lembrar” tem a proposta de ser uma despedida oficial da banda. Encerrando o ciclo do quarteto, que marcou a geração jovem de meados de 2010.

A banda Restart anunciou o seu fim em 2015. Foram 7 anos ativos, sendo 5 deles estourados acumulando números e prêmios expressivos. Neste período, arrastaram multidões, marcaram presença em todas as grandes mídias, ditaram moda e tendências entre os jovens.

A banda encerrou as atividades em um momento de grande transição no mercado da música. Bem como nas mídias tradicionais e digitais.

Por exemplo, nesta época a MTV encerrava suas atividades, Orkut estava virando uma cidade deserta, CD físico virou uma mídia antiga e os smartphones se popularizaram.

Agora, oito anos depois de tudo isso, a banda retorna em um novo cenário. Neste artigo, vamos voltar um pouco no tempo, pra você lembrar e entender o sucesso deste fenômeno musical, muitas vezes criticado por não ser compreendido.

Banda Restart – Momento certo na hora certa 

Em meados de 2010 o modo como utilizávamos a internet era muito diferente. Assim como as redes sociais da época, sendo a maioria delas já extinta nos dias atuais. Se você não se lembra, talvez já tenha ouvido falar do Fotolog, MySpace e do saudoso Orkut.

Em meados de 2010 a banda Restart somava aproximadamente os seguintes números:

Twitter (Atual X): A banda somava no perfil oficial @rockrestart mais 300 Mil fãs

MySpace (“Spotify” da época): Em meados de 2010 o single “Pra Você lembrar” e “Esse Amor em Mim” somavam quase 1 milhão de plays

Orkut: Aqui a Restart ultrapassou muitos números da época e causaram um movimento gigantesco. Tanto que em 2011 foram a banda mais pedida pela comunidade para tocar no Orkut ao vivo.

O Orkut ao vivo eram shows online, algo que na época era novidade e tornava-se tendência.

Este show está disponível online.

Autoridade do quarteto: Verdades cantadas para o público certo 

A banda Restart sempre foi muito criticada pela cena do rock. Muito, por conta da identidade visual e sonora que contrastava bastante com bandas mais antigas do gênero.

Porém, este contraste visual e sonoro foi justamente o que consolidou a banda na cena do pop rock nacional. Tornando a banda uma autoridade dentro do gênero. Mesmo com todas as críticas vindas do público do rock, e até mesmo, de outras bandas que serviram de inspiração para o quarteto iniciar na carreira artística.

Isso se deve a autoridade que os músicos tinham para se posicionar desta forma. Estamos falando de quatro jovens com menos de 20 anos de idade, cantando sobre motivações, amores platônicos e decepções amorosas.

Ou seja, suas músicas expressavam claramente, a realidade e o cotidiano de jovens da mesma faixa etária que eles. Isso explica a forte conexão do público com o quarteto, eram jovens, falando para outros jovens, que compartilhavam dos mesmo valores e sentimentos.

O rock underground virou mainstream nos anos 2000

A primeira década de 2000 foi marcada por uma série de bandas independentes que ganharam a grande mídia. Muito por conta do avanço da internet e das mídias digitais (sites, blogs, YouTube e redes sociais). Tudo isso, equalizou um movimento grande que acontecia no offline até então.

Foi assim que bandas como CPM 22, Fresno, NX Zero, Sugar Keane, Hateen, Fake Number, Underline, For Fun e outras bandas chamaram a atenção das grandes mídias. Entre 2000 até meados de 2005, mesmo sem aparecer na TV e tocar em rádios, estas bandas já lotavam eventos em casas de show.

Em 2010 estas bandas já estavam consolidadas na cena do rock nacional. Além disso, abriram espaço para bandas como a Restart, pois de certa forma compartilhavam do mesmo público.

Este movimento do pop rock também acontecia fora do Brasil. Com bandas que adotavam o mesmo estilo sonoro e visual da Restart, porém no Brasil, o quarteto era a maior referência deste movimento até então.

Evolução sonora e musical do quarteto colorido 

Após o sucesso estrondoso do primeiro álbum lançado em 2010 intitulado com o nome da banda. Que destacou hits como “Levo Comigo”, “Amanhecer no Teu Olhar”, “Recomeçar” e “Vou Cantar”. Em 2011 a banda lançou seu terceiro álbum intitulado como Geração Z, nome que diz muito sobre o público do quarteto e sua posição.

Além disso, lançaram um DVD chamado Happy Rock Sunday. Que foi gravado no HSBC dia 22 de novembro de 2010, este DVD ganhou disco de ouro atingindo a marca 25 mil cópias vendidas em apenas 4 semanas.

O álbum Geração Z lançado em 2011 destacou Hits como “Menina Estranha”, “Minha Estrela”, “Matemática” e “A Vida É uma Só”.

Também apresenta uma maturidade sonora da Restart, com letras mais reflexivas e intimistas. Diferente do primeiro álbum onde as letras e a sonoridade eram mais românticas e alegres.

Aqui a banda já apresentava o interesse, em explorar novas vertentes sonoras e um novo posicionamento.

Fim das cores e um novo início – Single “Renascer” 

Em 2013 a banda lança o single “Renascer”. Passando a seguinte mensagem para o público: “O tempo não volta atras, o passado se desfaz, a vida se renova e eu também vou renascer”.

Este single marca o total amadurecimento sonoro da banda. No clipe, que foi gravado em um dia amanhecendo ainda escuro, durante 2min é possível ver apenas a silhueta dos músicos, até que o dia amanhece mostrando todos de preto e com cores neutras. Mostrando que a banda abandonou as cores que até então era sua marca registrada.

Nesta época, a banda já tinha se consolidado na cena do pop rock nacional. Conquistado grandes prêmios, entre eles:

  • 5 troféus VMB (MTV) – Na mesma noite
  • 1 troféu MTV Europe Music Awards
  • 1 troféu Globo melhores do ano
  • 1 troféu imprensa

Ou seja, em 5 anos de estrada a banda conquistou seu espaço e deixou o seu legado que reverbera até hoje.

Entenda o fim da banda Restart anunciado em 2015

Depois de 7 anos de sucesso a banda Restart anunciou o seu fim nas redes sociais em 2015. Segundo Pe Lanza (Vocalista), em entrevistas recentes, o motivo do termino foi a pressão da mídia e o desgaste da banda, na busca de se provar relevante na cena do rock.

De fato, mesmo com o todo o sucesso e a banda sendo genuinamente de rock, a crítica especializada sempre levantava questões sobre o posicionamento do quarteto.

Além disso, falamos de uma época de grande transição no mercado da música e midiático de modo geral.

Em 2015 o Spotify era responsável pela baixa venda de CD’s. As redes sociais estavam em ascensão e discutia-se o que hoje conhecemos como algoritmo. Tudo isso, era muito novo para músicos, artistas e todos os profissionais envolvidos neste mercado.

Sem dúvidas, estes foram alguns fatores técnicos que contribuíram para este encerramento do quarteto neste ano.

Turnê de despedida – “Pra Você Lembrar” 

Porém, o término repentino da banda deixou o público carente de novidades. Certamente, Restart foi o último fenômeno na cena do pop rock nacional com expressão mundial. Colecionando prêmios relevantes, ditando tendências e arrastando multidões por onde passavam.

Fato é, que todo o trabalho da banda se provou no tempo despertando no público um sentimento de nostalgia.

Até mesmo a crítica que tanto pautou a banda em debates, hoje em dia, reconhece o valor que o quarteto tinha para a cena musical do pop rock.

O retorno da Restart em 2023, reaquece uma cena musical e cultural repleta de artistas independentes que buscam o seu lugar ao sol.

Artistas estes inspirados por todo o legado deixado por bandas, que uniram forças lá atrás para crescerem juntas. Bandas, que assim como a Restart souberam usar a internet de forma profissional para construir público e divulgar o seu trabalho.

Atualmente, a Tour de despedida “Pra Você Lembrar” segue um sucesso, com vários shows esgotados. Vamos acompanhar e descobrir se estes shows marcarão um fim ou o início de um novo capítulo da banda Restart.

Site oficial da Tour: www.restartdespedida.com.br

Música que inspirou o nome da turnê.

NX ZERO RETORNA EM GRANDE ESTILO COM TURNÊ “CEDO OU TARDE”

 

 

 

 

 

 

 

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *