Banda Estado Zero – O novo Nome do Metal Alternativo

Banda Estado Zero – O novo Nome do Metal Alternativo

A banda Estado Zero surgiu em 2018 na cidade de São Paulo. Esta é uma banda composta por músicos já conhecidos na cena do rock da selva de pedra.

Mesmo com pouco tempo de estrada, a Estado Zero apresenta um conceito muito sólido e bem definido. Após algumas trocas de integrantes, a banda se consolidou, e vem apresentando um belo material.

O quarteto é formado por Bruno Santos no Vocal, destruindo nos guturais assombrosos. Thiago Castro na guitarra, responsável pelos riffs que ficam na mente. Guilherme Figueiredo na bateria, fazendo o fone de ouvido tremer com pedais duplos. E reforçando todo este peso, San no baixo, adicionando aquele grave sem miséria.

Banda Estado Zero

Embora a Estado Zero seja formada por músicos conhecidos, por outros projetos na cena do rock, ela não é apenas uma fusão de banda. Mas sim, um projeto único, com conceito e identidade bem definida.

O nome da banda diz muito sobre isso. Pois se refere a um “ponto zero” onde se está com total consciência e harmonia com o seu interior.

Este nome surgiu em uma conversa de bar entre o Guilherme (batera) e o Bruno (vocal). Pois ambos conversavam sobre um livro que aborda esta reflexão de “Ponto Zero”, estar 100% focado e no controle de alguma coisa.

Então, este é o conceito da banda Estado Zero. Por meio da música, criar uma conexão e união. Sempre com foco na evolução, por meio do autoconhecimento, mesmo se criticas e desafios forem necessários para tal.

Sonoridade do quarteto

Pesado define bem o som dos caras. Sem dúvida, as linhas de baixo chamam bastante a atenção, pois reforçam bem os ataques da bateria e os riffs.

Além disso, o Bruno é um cara que trabalha bem várias técnicas vocais. Com certeza, é um grande vocalista, nas músicas, ele vai dos guturais mais graves até notas longas em “suaves” agudos.

De fato, a banda Estado Zero tem uma versatilidade sonora muito interessante. O que é um excelente diferencial hoje em dia. Onde uma banda precisa se reinventar constantemente para se destacar, e não ficar produzindo produzindo mais do mesmo.

Portanto, se você ouvir o material da banda em ordem cronológica, vai perceber esta versatilidade e evolução sonora.

Mensagem das músicas

Então, agora vamos à união de tudo isso que viu até aqui. Ciente do significado do nome da banda saiba que: Propósito, equilíbrio e conexão são alguns dos valores, da banda Estado Zero.

Sendo assim, estes valores pautam as composições das músicas. Isso é perceptível nos nomes dos singles: “Empatia”, “Causa e Efeito”, “Existência” e “Conexão”.

Porém, o modo como a banda passa a mensagem não é tão “romântico” assim. Muito pelo contrário, é aquela famosa verdade nua e crua, sem massagem. Sabe quando você termina de ouvir uma música, e ai fica uns minutos parado, processando a mensagem.

Pois é, o som dos caras causa este impacto.

Explorando alternativas do rock/metal alternativo

A banda Estado Zero faz parte de uma cena, que vem explorando muito bem as alternativas dentro do rock.

Certamente, os primeiros singles são os mais agressivos. Porém, as músicas atuais estão mais modernas, ainda agressivas, mas de um modo diferente.

O último single “Empatia” a banda explora uma sonoridade mais moderna, buscando um equilíbrio entre o som orgânico e o eletrônico. Então, é possível perceber a versatilidade sonora da banda.

Além disso, vale lembrar que são justamente estas “junções” de referencias, que consiste o rock alternativo.

Porém, o som do quarteto não é predominantemente “metal”. De fato, alguns elementos do mesmo se destacam. Mas, a banda passeia pelo grunge, progressivo, e até por um metal core mais atual.

Sendo assim, rock alternativo define bem a sonoridade dos caras.

Considerações Finais

A banda Estado Zero está chegando com vontade, ousadia e conceito muito bem definido.

Certamente, é formada por músicos experientes e com visão. Ou seja, sabem o que estão fazendo e o que querem fazer. O quarteto conseguiu apresentar bem, a sua proposta sonora com tudo que foi lançado até o mesmo.

Sem duvidas! Esta é uma banda com muito potencial e seguimos no aguardo dos próximos lançamentos.

Conheça o material da banda.

Conheça também a banda Pirredy, destaque na cena do pop rock nacional.

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *