Divulgar Musica Independente é Simples! Confira o Passo a Passo

Divulgar Musica Independente é Simples! Confira o Passo a Passo

Para divulgar uma música independente de modo profissional, você precisa seguir o passo a passo que vou explicar aqui. Para isso, você não precisa investir rios de dinheiro e nem seguir a tendência das redes sociais.

De fato, um dos principais erros de músicos é artistas, é pagar para divulgar sem saber como divulgar.

Por isso, vou explicar aqui como divulgar a sua música. Pois o resultado de uma divulgação paga, não vem do valor investido. Mas sim, de como você está divulgando sua música.

Sendo assim, preste a atenção em todas as dicas a seguir. Pois vou te explicar como divulgar sua música autoral do jeito certo. Desta forma, quando chegar o momento de investir na sua divulgação, você vai multiplicar os resultados que terá conquistado de graça.

Divulgar Música Independente de Graça

A melhor forma de divulgar a sua música nova é divulgando nos lugares onde já tem o seu público.

Exatamente, você não precisa construir público para sua música. Tampouco, subir números de seguidores e gastar rios de dinheiro para alcançar o seu público. Pelo fato, dos sites, blogs, rádios e até playslists já terem feito isso para você músico.

Ou seja, distribua sua música independente nestas mídias. Pois elas já construíram o público para você.

Então, todas as dicas a seguir te ajudaram a atrair o público destas mídias para você. Desta forma, gradativamente conquistará os seus primeiros fãs.

Conteúdo sobre a sua música e sobre você      

Primeiro você precisa apresentar a sua música e se apresentar para as pessoas. Independente, da quantidade de seguidores que você tem nas redes sociais.

Sendo assim, crie postagens no seu Instagram falando sobre as suas músicas. Fale sobre a motivação criativa, processo de composição e sobre a mensagem que deseja passar. Desta forma, quando os seguidores novos chegarem, terá conteúdos relevantes.

Além disso, tenha conteúdos que falem sobre você. Quando começou na música, suas opiniões sobre temas relacionados ao seu som e sobre você como pessoa. Assim, você começa a criar conexão com o seu público.

Estas são estratégias de comunicação que músicos utilizam para construir público. Assista este meu vídeo onde explico tudo isso em detalhes.

Mais importante que ser visto é ser encontrado

Talvez, você tenha encontrado esta matéria fazendo uma pesquisa no Google. Ou então, você me encontrou no YouTube e veio conhecer este site. Pois é, isso porque eu crio conteúdos para ser encontrado sempre que alguém pesquisa sobre marketing musical.

Ou seja, eu não preciso investir em tráfego pago para ser descoberto. Sendo assim, você também pode fazer a mesma coisa, trabalhando para ser encontrado.

Para isso, distribua press release sobre sua banda e seus lançamentos para sites e blogs.

Desta forma, sempre que alguém pesquisar o nome da sua banda no Google você será encontrado.

O mesmo, para os canais no YouTube que divulgam músicos e artistas independentes. Envie o seu material para ele, se apresente e mostre que você tem um single novo. Desta forma, quando pesquisarem o seu nome no YouTube, você será encontrado.

Atualmente, o Gooogle e o YouTube são os únicos lugares capazes de divulgar você organicamente.

Passo a Passo para Divulgar sua Música Independente

Então, vamos ao passo a passo para divulgar o seu single, álbum ou EP. Afinal, divulgar música independente é um trabalho e, como todo trabalho exige um fluxo.

Como iniciar:

  • Pesquise 5 Blogs
  • Pesquise 5 Playlits
  • Pesquise 5 canais no YouTube
  • Entre em contato, se apresente e envie o seu Press Release

Desta forma, você terá 15 lugares que potencialmente podem apresentar sua música independente.

Normalmente, quem faz isso é um profissional chamado assessor de imprensa. Porém, ciente que você não tem dinheiro para pagar este profissional, eu fiz este vídeo para te ajudar.

Relacionamento com as Mídias

De fato, músicos precisam ter contatos profissionais. Sendo assim, você precisa criar relacionamento com as mídias que divulgam músicos independentes.

Portanto, tenha o contato com redatores, promotores de eventos e até donos de bares que você deseja tocar. Pois isso, é de suma importância para sua carreira como músico, faz parte do trabalho, este relacionamento com a sua cena musical independente.

Pense que estas são as mídias que irão divulgar os seus lançamentos constantemente.

Conclusão

Divulgar música independente não é um bicho de sete cabeças. Porém, exige tempo, trabalho e estratégias. Neste artigo, eu te apresentei o passo a passo para começar a colocar em prática agora mesmo.

Além disso, você viu que não existe uma única ação para divulgar sua música. Isso porque, marketing musical é um conjunto de estratégias que devem ser aplicadas juntas.

Atualmente, a melhor forma de divulgar o seu trabalho musical é aparecendo nos lugares onde o seu público está. Ou seja, é como diz o velho e certo ditado “artista vai onde o povo está”.

Então, pare de gastar tempo e dinheiro pensando em construir público para sua música.

Seu público está nas rádios, sites, blogs e principalmente nas playlists.

Agora é mãos a obra!

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *