Marketing Musical Na Prática Do Zero Ao Avançado

Marketing Musical Na Prática Do Zero Ao Avançado

Marketing musical é um conjunto de estratégias, que tem com objetivo promover o artista e sua obra. Além disso, estas estratégias visão alcançar resultados que vão muito além das métricas de redes sociais.

Isso porque, as redes sociais são apenas algumas das ferramentas de comunicação.

Por isso, neste artigo vou explicar todo conceito do marketing musical para músicos e artistas independentes. Desta forma, você vai conseguir criar suas estratégias e, aplicar tudo isso dentro das suas condições.

Sem dúvidas, é possível divulgar sua música e construir público gastando pouco. Mas, para isso você precisa entender as técnicas e os conceitos de marketing musical.

De fato, são várias as estratégias que podem ser utilizadas. Porém, a melhor estratégia é a que serve para o seu projeto. Por isso, cada caso é analisado e tratado individualmente.

Marketing musical do zero para músicos independentes

Primeiro, é necessário entender o seu momento de carreira. Existem estratégias para músicos iniciantes, médios (que já construíram algum público) e músicos grandes.

Existem diversos músicos e bandas que conseguem sustentar o seu projeto. Ou seja, este termo “independente” não é sinônimo de músico iniciante. Mas sim, de artistas que sustentam sua carreira de forma autônoma, sem contratos e investimentos de empresas.

Por isso, existem artistas de diversos tamanhos que são independentes.

Então, o primeiro passo é entender o seu momento de carreira para criar as estratégias de marketing musical. Com base no seu cenário, público e recursos disponíveis para investir.

Além disso, você precisa analisar o tempo disponível para trabalhar e mensurar este projeto.

Um projeto de marketing envolve:

  • Estratégia
  • Planejamento
  • Ação
  • Mensuração

Cada um destes pontos é de suma importância para o resultado. Desta forma, você começa a criar sua estratégia do zero.

Como funciona o marketing na música?

De fato, as estratégias de marketing para música são diferentes de outros produtos. Pelo fato de música ser uma experiência. Por isso, o marketing para música tem como base em sua construção a comunicação e o seu valor agregado.

Sendo assim, quando pensamos em “vender” uma música, logo pensamos nestes princípios:

  • Mensagem
  • Contexto
  • Posicionamento

Estes são os pilares para o marketing na música. Ou seja, devemos definir a mensagem que será passada, como contextualizar ela e, como criar o seu posicionamento.

Diferentemente, de outros produtos que tem como base uma solução, qualidade técnica e até uma matéria prima. Tudo isso, são bases para construir um argumento de venda e divulgação.

Porém, quando falamos de uma música ou de um artista a comunicação é diferente.

Sendo assim, mensagem, contexto e posicionamento são os pilares do marketing musical.

Como fazer marketing para artistas?

Marketing para artistas tem como objetivo criar conexão com o público. Além disso, torná-lo uma referência e até mesmo autoridade em um contexto por meio do seu posicionamento.

Para isso, é necessário divulgar pontos que vão além da música.

São eles:

  • Histórias
  • Valores
  • Referência
  • Crenças
  • Opiniões
  • Desafios

Tudo isso, aproxima o artista dos seus ouvintes que são “pessoas comuns”.

De fato, pessoas se conectam com outras pessoas por conta das suas histórias. Além disso, por conta dos seus valores, referências e opiniões em comum. Sendo assim, quando um artista comunica isso para o público, ele começa a criar uma conexão pessoal com os seus seguidores.

Desta forma, começamos a trabalhar o marketing para artistas. Focado em promover a pessoa por trás do “personagem”.

Quais são os objetivos do marketing musical?

O marketing musical tem como objetivo tornar a carreira de um artista sustentável. Por meio de estratégias de comunicação e music bisiness. Ou seja, seu objetivo vai muito além de construir público e subir números nas redes sociais.

Isso porque, marketing é um conjunto de estratégia definidas, que tem como objetivo alcançar resultados. Além disso, estas estratégias devem ser aplicadas de forma integrada.

Isso porque, estratégias de comunicação visam alguns objetivos, já o bisiness, visa outros.

Por exemplo:

Objetivos de comunicação

  • Construir público
  • Posicionar o artista
  • Criar conexão com o público
  • Construção de marca

Objetivos de Business

  • Monetizar as músicas
  • Aumentar o cachê
  • Monetizar as redes sociais
  • Investidores e parcerias

Portanto, tenha em mente que os objetivos do marketing musical são bem específicos.

Além disso, existem estes dois setores que devem trabalhar de forma integrada. São eles, o setor de comunicação e music bisiness. Cada um com suas metas e objetivos. Mas, que visam, tornar sua carreira musical sustentável.

As melhores ferramentas de marketing musical

Certamente, as redes sociais são as principais ferramentas de marketing musical. Porém, existem outras ferramentas para promover e mensurar seus resultados.

Afinal, saber analisar as estratégias é tão importante quanto saber como executá-las.

Estas são algumas ferramentas importantes:

De fato, não é tão simples quanto parece analisar estas métricas. Isso porque, cada uma delas representa o resultado de um conjunto de estratégias de comunicação.

Sendo assim, é importante que você entenda o que cada uma destas métricas representam na prática. Entre as mais importantes estão:

  • Alcance
  • Engajamento (curtidas, comentários e plays no Spotify)
  • Taxa de Cliques (CTR)

Sem dúvidas, estas são as principais ferramentas gratuitas para analisar os resultados do seu marketing musical. Além disso, para coletar dados que servirão como base para traçar novas estratégias de comunicação.

Como divulgar minha música no Facebook organicamente? (Grátis)

Para divulgar sua música organicamente no Facebook, você precisa espalhar ela por todos os canais que ele oferece. De fato, esta é uma rede social muito completa, tanto, que chega a ser um pouco confusa.

Porém, para músicos e artistas que buscam apresentar o seu trabalho, existe um mar de oportunidades. Sendo assim, vamos ao passo a passo.

  • Encontre grupos do seu gênero musical
  • Encontre grupos de artistas
  • Encontre páginas de noticias da sua região
  • Encontre grupos e paginas de movimentos musicais
  • Seja relevante para estas comunidades

Para isso, crie e participe de debates e diálogos nestes grupos. Além disso, poste conteúdos além da sua música. Sem dúvidas, se você postar conteúdos relevantes, informativos e até mesmo engraçados, vai se destacar.

Desta forma, depois de conquistar a atenção das pessoas, ficará mais fácil, convidar o público para conhecer o seu trabalho musical.

Como divulgar sua música no Instagram do jeito certo

Certamente, o Instagram é a principal rede social para músicos e bandas. Para divulgar sua música no Instagram do jeito certo, explore todos os formatos que ele oferece.

  • Reels
  • Carrosséis
  • Stories
  • Fotos
  • Legendas (textos)

Desta forma, você vai diversificar as formas de comunicar o seu trabalho. Além disso, você consegue divulgar para públicos muito específicos do Instagram.

Isso porque, existem aqueles que só assistem Reels e, ignoram os outros formatos.

Bem como, existem aqueles que abrem o aplicativo só para assistir stories. O mesmo serve para os demais formatos.

Sendo assim, é muito importante explorar todos os formatos para atingir estes públicos.

De fato, o Instagram é uma rede social de comunicação rápida. Portanto, invista em conteúdos de produção rápida e simples. Porque depois de 24h seu conteúdo não será mais apresentado para ninguém.

Como divulgar meu videoclipe no YouTube e crescer meu canal

Talvez, você esteja se perguntando como crescer o seu canal no YouTube. Afinal, o que postar além do videoclipe da sua música?

São vários os conteúdos que músicos e bandas podem (devem) postar no YouTube.

  • Ensaios
  • Bate papo
  • Vídeo aulas das músicas
  • Processo de composição
  • VLOG dos shows

Estas são apenas algumas das várias opções de conteúdos que dão certo. Além disso, você nem precisa de uma grande frequência.

  • 1 vídeo por semana é o ideal
  • 3 Vídeos por mês está bom
  • 2 vídeos por mês, beleza, melhor do que nada

Então, escolha um dos temas acima e comece a gravar seus vídeos. Depois disso, comece a divulgar nas redes sociais e, nas páginas e grupos do Facebook.

Como transformar seguidores em fãs da sua música autoral

Infelizmente, muitos músicos se iludem com números de seguidores. Por acreditarem que eles representam fãs reais e até mesmo o seu sucesso.

Certamente, estes números não representam o sucesso da sua carreira. Tampouco, a quantidade de fãs conectados com a sua mensagem e posicionamento. Estas são métricas muito difíceis de mensurar hoje em dia.

Portanto, o seu foco deve ser se tornar intimo destes seguidores. Direcionando sua comunicação para além da sua música.

Além disso, para não depender do alcance das redes sociais, você pode criar sua própria comunidade de fãs. Para isso, crie um grupo no WhatsApp ou Telegram, assim, você pode convidar aquelas pessoas que mais engajam com você.

São muitos os músicos independentes que tem muito sucesso em grupos no WhatsApp.

Como usar o WhatsApp para divulgar sua música e construir base de fãs

Crie um grupo no WhatsApp e convide aqueles seguidores mais engajados. Depois disso, comece a criar relacionamento com estes seguidores. Além disso, é muito importante fazer com que eles se relacionem entre si, isso é criar comunidade.

Desta forma, você terá aqueles “poucos fãs” que valem muito mais que milhares de seguidores.

Portanto, pense em ações exclusivas para este grupo de fãs, estas são algumas.

  • Acesso as novidades primeiro que outros
  • Participação no processo criativo
  • Brindes, sorteios e descontos
  • Lives fechadas

Com certeza, no seu grupo de fãs vale a pena se dedicar a estas ações. Diferentemente, dos seguidores aleatórios, o engajamento no grupo de fãs será muito maior. Neste grupo, estarão as pessoas que irão alavancar o seu trabalho.

Divulgar uma música por toda a internet organicamente

Estratégias de marketing musical não se resumem a redes sociais. Por isso, existem métodos para você divulgar o seu single, álbum ou EP por toda a Internet.

Normalmente, quem faz isso é um profissional chamado assessor de imprensa.

Ele é responsável por fazer com que você apareça em várias mídias.

  • Sites
  • Blogs
  • Rádios
  • Web Rádios
  • Canais de TV

Talvez, você já tenha se perguntando como aquele artista independente foi parar na TV.

Certamente, ele investiu em um assessor de imprensa que intermediou este contato. Ou seja, você precisa promover o seu trabalho de forma ativa. Não espere ser descoberto pelas mídias, você precisa ir até eles.

Como atrair mais fãs da sua música para as suas redes sociais

Sem dúvidas, a melhor forma para atrair fãs da sua música, para as suas redes sociais é, aparecendo nas mídias que já tem o seu público. Fato é, que músico que tem grandes números de seguidores, são aqueles já apareceram em várias mídias.

Sendo assim, mantenha suas redes sociais sempre atualizadas e busque aparecer em vários lugares.

Desta forma, gradativamente você será descoberto e seus números irão crescer. Assista a este vídeo onde te ensino como fazer o trabalho de um assessor de imprensa.

Como criar um press release para divulgar uma música

Um press release é um material contendo as principais informações sobre você e sua música.

Portanto, é importante trabalhar primeiro nas informações e depois no formato. Então vamos às principais informações de um material de imprensa.

  • História da banda
  • Nome dos integrantes
  • Referências sonoras
  • Lugares onde tocou
  • Eventos que participou
  • Premiações e concursos
  • Fotos profissionais de divulgação
  • Números de plays e das redes sociais
  • E-mail e telefones de contato
  • Conteúdo e links do trabalho a ser divulgado

Tudo isso, é de suma importância para as mídias conhecerem e divulgarem o seu trabalho.

Normalmente, quem cria este material é um assessor de imprensa. Porém, ciente destas informações você também pode criá-lo. Depois disso, basta utilizar a criatividade para fazer um layout bonito e passar para o formato PDF.

Desta forma, você já consegue buscar os e-mails e contatos das mídias que deseja aparecer, e enviar este material. Basicamente, este é o processo para divulgar sua música fora das redes sociais.

Qual o momento certo para investir em marketing na carreira musical?

O melhor momento para investir em marketing musical é quando você for ter algum retorno. Por exemplo, show, plays no spotify ou mesmo visualizações no YouTube.

De fato, quando falamos em “investir dinheiro” consideremos o retorno deste investimento.

Porém, algumas vezes este retorno não virá apenas financeiramente. Pois também é necessário pensar em construção de marca, alcance entre outros fatores.

No entanto, é sempre bom definir bem qual o retorno que deseja ter do valor investido.

Por isso, não invista o seu dinheiro apenas para números de vaidade.

  • Seguidores
  • Likes
  • Alcance por alcance

Nada disso vai trazer retorno significativo. Sendo assim, construa sua base de forma orgânica seguindo estas estratégias. Posteriormente, quando for investir em marketing musical, será para potencializar os resultados que estiver tendo.

Estratégia de marketing no pré- lançamento musical

Sem dúvidas, a cada pré-lançamento um músico crescer um pouco. Pois esta é a etapa onde você se promove e atrai muitos ouvintes novos. Sendo assim, cada lançamento é uma oportunidade de divulgar o seu trabalho completo.

Afinal, sempre que você atrair novos ouvintes, por curiosidade, eles conhecerão suas músicas lançadas anteriormente.

Por isso, é muito importante ter uma frequência de lançamentos anuais. Cada vez mais os músicos e artistas estão investindo em singles antes de lançar um álbum. Justamente, para trabalhar em estratégias de pré-lançamento e crescer o seu público.

Motivos para lançar um single

Certamente, lançar singles é uma excelente estratégia. Porém, é importante entender a função dele no seu marketing musical. Sendo assim, vou te mostrar alguns dos motivos para lançar singles.

  • Apresenta seu projeto musical de inicio de carreira
  • Testar uma nova sonoridade
  • Criar expectativa para um lançamento
  • Promover um novo clipe que será lançado
  • Pouco dinheiro para produção

Claro, que existem muito mais motivos para lançar um single. Porém, estes são os principais que se encaixam na realidade de músicos que estão em diversos momentos da carreira.

Com isso, você já consegue definir o objetivo de lançamento da sua próxima música.

Motivos para lançar um EP

Um EP nada mais é que um álbum mais compacto. Pelo fato dele contar ente 3 e 6 músicas no máximo. Porém, este conjunto de músicas é suficiente para apresentar um tema e, a identidade sonora da banda.

Além disso, ele também apresenta uma capa mais trabalhada e pensada. Visando mostrar uma identidade visual que conversa com o tema central do mesmo.

Um EP pode ter como objetivo:

  • Apresentar uma identidade sonora
  • Posicionar a banda na cena
  • Apresentar a versatilidade sonora
  • Expandir o espaço entre lançamento

Sendo assim, se você se identifica com alguns dentes objetivos, lance um EP.

Motivos para lançar um álbum

De fato, poucas são as bandas que lançam um álbum no inicio de carreira. Isso porque, é um investimento relativamente alto, pois um álbum tem entre 7 até 12 músicas.

Porém, algumas bandas optam em lançar um álbum de início, por terem um planejamento muito bem definido. Normalmente, estas são formadas por músicos experientes e com bastante experiência no mercado.

Mas, se não for este o seu caso, as opções anteriores são mais seguras. Pelo fato dos objetivos de lançamento de um álbum serem:

  • Contar uma nova história
  • Apresentar um novo tema
  • Trabalhar reposicionamento
  • Concluir um ciclo
  • Iniciar uma nova fase

Entre outros fatores.

Ou seja, perceba que estes são objetivos de músicos já consolidados na cena musical. Mas, como dito, nada impede de você iniciar com um álbum.

Motivos para lançar um clipe

Com certeza, vale muito à pena investir em um vídeo clipe. Principalmente, por estarmos na era dos conteúdos audiovisuais. Não é de hoje que os vídeos dominaram as redes sociais e toda a internet.

Sendo assim, nem precisamos listar motivos para investir em um vídeo clipe.

Aparentemente, o investimento de um clipe pode parecer alto. Porém, são várias as bandas que produzem conteúdos incríveis apenas com o celular.

Por exemplo, a banda Pirredy do rio de janeiro. Eles trabalharam neste clipe incrível apenas com celular e, tiveram ótimos resultados. Além disso, todo o conteúdo produzido pela banda é feito apenas com o celular.

Marketing para músicos além das estratégias

De fato, são vários os músicos que tiveram milhões investidos e não “deram certo”. Isso prova que dinheiro não é tudo no marketing musical.

Infelizmente, muitos músicos ótimos desistem por acreditarem nestas crenças limitantes.

Existem várias fatores além das estratégias de marketing, que influenciam diretamente no seu sucesso como artista.

  • Carisma
  • Comunicação
  • Educação
  • Visão comercial

Tudo isso, são fatores que produtores e mentores não conseguem trabalhar diretamente.

Estes são fatores importantíssimos, que vão além de estratégias de marketing. Pois são características pessoais de cada um. De fato, pessoas carismáticas e comunicativas se destacam naturalmente.

Sem dúvidas, estes pontos citados potencializam a conexão de um artistas com o público.

Marketing para músicos é sobre criar conexões

Para construir público você precisa criar conexão com o público. Para isso, você precisa ser um bom comunicador e, saber envolver as pessoas por meio de diálogos.

Ou seja, marketing musical vai muito além de apenas divulgar e anunciar a sua música.

Por isso, é tão importante o trabalho de comunicação nas redes sociais. É preciso ser presente na vida das pessoas de forma relevante. Para criar conexão é preciso.

  • Motivar
  • Inspirar
  • Envolver
  • Entreter

Para isso, você precisa entregar algo além da música. Se mostrar uma pessoa interessante, com opinião e até mesmo com dificuldades. Evitar ser aquela figura do “artista” o tempo todo nas redes sociais.

Sendo assim, trabalhe sua comunicação com o público. Pense no porque as pessoas devem te seguir e, no que você tem a agregar na vida das pessoas.

Como divulgar uma música para as pessoas certas

Para divulgar uma música para as pessoas certas, você precisa saber quem são as pessoas erradas. Para isso, entenda quem são as pessoas interessadas no tema da sua música e engajadas com o seu gênero musical.

Ou seja, não adianta classificar o seu púbico apenas pelo estilo musical. É necessário pensar nas pessoas engajadas com o que você tem a dizer. Por exemplo:

Quem gosta de músicas românticas, podem ouvir:

  • Sertanejo
  • Pop rock
  • Pagode
  • Samba

Bem como, quem gosta de músicas “Good Vibes” podem ouvir:

  • Reggae
  • Ska
  • Rap
  • Rock

Sendo assim, para escolher o público certo tenha em mente estes 3 fatores.

  • Mensagem da música
  • Posicionamento
  • Estilo musical
  • Vertentes sonoras e seu posicionamento

Desta forma, você conseguirá expandir seu público potencial. Por isso, muitos músicos fazem parcerias com artistas de outros estilos musicais. Pelo fato, de compartilharem públicos com valores semelhantes que vão além do gênero musical.

Conclusão sobre marketing musical

Sem dúvidas, marketing musical é muito mais que postar nas redes sociais. Como viu aqui são diversas as estratégias e objetivos.

Além disso, marketing para músicos não se resume a construção de público. Tampouco, divulgar a música, álbum ou EP. Também é preciso se divulgar para criar conexão com o seu público e conquistar fãs.

Afinal, números de seguidores não correspondem a número de fãs.

Por fim, estas são estratégias de construção de carreira. Ou seja, visando médio e longo prazo, anos de trabalho e lançamentos. Para ir além nestas estratégias, recomendo que se inscreva no meu canal que tem mais 350 vídeos sobre marketing musical.

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *