Música Independente Tem Chances de Conquistar Público?

Música Independente Tem Chances de Conquistar Público?

A resposta é sim! Música independente tem chances de conquistar Público. Para isso, existe uma série de estratégias de marketing musical. Portando, vou explicar neste artigo os principais conceitos para você conquistar público com a sua música.

De fato, muitos músicos iniciantes têm dificuldades de construir público. Porém, este é um trabalho de médio e longo prazo.

Sendo assim, o seu público vai crescer a cada lançamento que fizer. Mas, para isso você precisa trabalhar no seu marketing musical constantemente. Por isso, estas estratégias devem fazer parte da sua rotina como músico independente.

Afinal, promover a sua música e se divulgar é tão importante quanto compor e, lançar músicas novas.

Música independente e conceito de construir público

Certamente, se você lançou um novo single, álbum ou EP por agora, você é um artista no inicio da carreira.

Sendo assim, o primeiro trabalho que deve ser feito antes de divulgar sua música é se divulgar.

Isso porque, antes das pessoas criarem conexão com uma música, elas criam conexão com o artista. Pense, que as pessoas podem até curtir a sua música, porém, elas criam conexão com a sua pessoa, com a sua história e os seus valores.

Então, comece a se apresentar a partir de agora. Para isso, use as redes sociais para falar sobre você. Crie postagens se apresentando, compartilhando suas opiniões e até a sua rotina.

Assim, você começa a atrair os primeiros fãs da sua persona e, posteriormente da sua música.

Como divulgar uma música própria

Com certeza, sua música tem uma história interessante por trás. Desde, o processo de composição, gravações até mesmo o que te motivou a compor.

Além disso, sua música tem uma mensagem central, um tema principal.

Sendo assim, você tem muito a compartilhar com os seus primeiros ouvintes. Tudo isso, é matéria prima para você criar conteúdos para as suas redes sociais. Pensando, não apenas nos seus seguidores atuais, mas também, nos irão chegar.

De fato, conteúdos que falam sobre a sua música são os que conectam.

Para te ajudar ainda mais com isso, assista este meu vídeo onde explico como divulgar sua música independente no Instagram.

Como atrair os primeiros fãs da sua música própria

Vou explicar aqui os três pilares para começar a atrair público. Sem isso, você não conseguirá colocar nenhuma estratégia de marketing musical em prática.

  • Contexto
  • Frequência
  • Constância

Contexto é tudo aquilo que não precisa ser explicado. Por exemplo, se eu entrar nas suas redes sociais agora e olhar as primeiras fotos, eu vou entender que você é um músico?

Então, a dica aqui é: Trabalhe em fotos e conteúdos que contextualizem o seu trabalho.

Frequência é quantidade de vezes que você faz algo. Além disso, ter frequência na sua divulgação é fundamental. Sendo assim, defina uma frequência semanal de publicação nas redes sociais. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Constância, nada mais é que a quantidade de tempo que você faz algo.

Portanto, tenha em mente a quantidade de tempo que você vai trabalhar na divulgação da sua música independente.

Resumindo, contextualize o seu conteúdo para ser visto como um músico. Depois, tenha uma frequência semanal de postagens. Posteriormente, defina a quantidade de tempo que vai promover a sua música.

Assista a este vídeo onde explico este passo a passo em detalhes.

 

Explore todos os formatos para divulgar sua música 

Atualmente, são diversos os formatos que só o Instagram oferece. Além disso, todas as plataformas na internet são multimídias. Ou seja, permitem você trabalhar diversos formatos para promover o seu single, álbum ou EP.

Formatos são fotos, vídeos, textos. Além disso, temos os carrosséis, rells, stories entre muitos outros, somente no Instagram como dito.

Portanto, explore todos os formatos para divulgar sua música independente. Pense, que existem públicos específicos para cada um destes formatos. De fato, existem pessoas que só assistem stories. Bem como, pessoas que só assistem rells.

Por isso, é muito importante explorar todos os formatos para dialogar com todos estes públicos. E assim, conquistar mais público interessado no seu trabalho.

O público da sua música está nas outras mídias

Ou seja, você não precisa construir público para sua música. Isso porque, as outras mídias já fizeram este trabalho para você. Sendo assim, basta adicionar a sua música nova, nas mídias que tem o seu público.

Portanto, busque por sites, blogs e principalmente playlists do seu gênero musical.

Desta forma, você começa a aparecer para o público do seu gênero musical. Assim, você começa a atrair o público destas mídias para você. Sem dúvidas, esta é melhor forma para ter mais plays no Spotify e, para subir seus números de seguidores e fãs.

É assim, que músicos independentes “crescem rápido” seus números de ouvintes e seguidores.

De inicio, comece buscando por playslists no spotify do seu estilo. Certamente, esta é a forma mais poderosa, para potencializar o número de ouvintes na sua música independente.

São varias as playlists que buscam constantemente por artistas novos. Ou seja, neste momento tem alguém que ficaria muito feliz em conhecer o seu novo single.

Conclusão

Com certeza, música independente tem chances de conquistar público. Afinal, neste momento o público da sua música já foi criado, como acabou de ver.

Além disso, existem estratégias de marketing musical que podem te divulgar e promover a sua música. Ou seja, você precisa se posicionar como artista para ter fãs da sua música. Isso é muito importante para manter a conexão com os seus fãs.

Assista a este vídeo, onde explico estratégias avançadas, onde complemento tudo isso que viu até aqui.

Veja como funcionam os algoritmos do Instagram para músicos independentes 

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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