Marketing musical para artistas novos e independentes

Marketing musical para artistas novos e independentes

O marketing musical é um conjunto de estratégias de comunicação. Ou seja, não se trata apenas em aparecer para todo mundo e fazer tráfego pago. Existem uma série de estratégias que são pensadas antes de fazer qualquer investimento.

Atualmente, muito se fala sobre tráfego pago nas redes sociais. Alguns recomendam separar o mesmo valor da produção, para o marketing musical. Porém, pouco se fala sobre o processo criativo dos conteúdos que serão divulgados.

Na verdade, o conteúdo é mais importante do que a quantia investida. Pois promover um conteúdo sem estratégia, não vai trazer resultados, independente de quanto investir.

O principal objetivo do marketing musical é criar conexão com o público. Visando construir uma comunidade de pessoas, que compartilham das mesmas crenças e valores.

Para isso, é necessário criar conteúdo com estratégias de comunicação, que geram este tipo de resultado de forma exponencial.

Marketing musical – Como criar uma estratégia de comunicação

Músicos e artistas comunicam suas ideias por meio dos seus trabalhos. Cada obra tem uma mensagem a ser comunicada. Esta mensagem é a matéria prima, de todo o conteúdo que deve ser criado e trabalhado, no marketing musical.

A estratégia de comunicação, consiste em você apresentar o seu trabalho de forma intencional.

Para criar a sua estratégia, defina estes dois pontos:

O que falar: Qual a mensagens do seu álbum, single ou EP

Como falar: Narrativas, formatos (foto, vídeo, texto) e mídias

Ou seja, se você lançou um EP com 5 músicas que tem como tema, reflexões comportamentais e críticas sociais. Você já tem “o que falar”.

Reforce em toda sua comunicação, os assuntos e pautas que serviram de inspiração para este seu trabalho.

Desta forma, todos que se identificarem com suas opiniões e posicionamento, criarão uma conexão com você e seu trabalho.

Tendo em mente “o que falar” é importante definir “como falar”. Aqui entram formatos, narrativas e redes sociais, explore todos estes formatos para promover melhor a sua identidade visual, isso é bem importante.

Sendo assim, passe a mensagem que definiu, contextualizando com boas imagens e vídeos.

Não tente construir sua base de fãs em um só lugar

Atualmente, a audiência na internet está distribuída em várias mídias e formatos. Isso quer dizer, que focar em crescer uma única rede social, pode ser perda de tempo e energia.

Outra estratégia ultrapassada, é tentar direcionar o público de uma rede social para outra.

Sendo assim, invista em conteúdos replicáveis para suas mídias. Depois que a sua mensagem tiver bem definida (o que falar) crie conteúdos estratégicos, para o TikTok, Instagram e YouTube.

Cada uma destas redes sociais, tem um público único. Sendo assim, saiba que o seu público do Instagram, talvez não esteja no TikTok. Bem como, quem te acompanha diariamente nos Stories, não vai engajar com o seu conteúdo do Feed.

O público hoje em dia está pulverizado entre as redes sociais. E muitas vezes, dentro da própria rede social, entre as funções que ela oferece (feed, stories, reels) entre outros.

Portanto, defina sua mensagem e comunique ela, de formas diferentes e em formatos diferentes.

Confira estes artigos para se aprofundar ainda mais nestas estratégias.

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING MUSICAL DO ZERO 

COMO DIVULGAR MINHA MÚSICA NA INTERNET DE GRAÇA

Posicionamento de músicos e artistas nas redes sociais

Saber se posicionar e se comunicar, pode ser um grande diferencial no marketing musical.

Isso porque, a relação fã e artista mudou muito desde o avanço da internet. Hoje o público participa de modo ativo na carreira dos seus ídolos. Engajando com eles de diversas formas nas redes sociais e mídias que eles aparecem.

Aquela imagem de “superstar” caiu por terra faz tempo. Atualmente, artistas que se posicionam de forma mais humanizada, mostrando seus bastidores e compartilhando seus desafios e conquistas, são os que mais conquistam o público.

Por isso, é importante utilizar as redes sociais não apenas de modo profissional.

Crie conteúdos fora da caixa também. Mostrando quem é a pessoa por trás do artista.

Como investir em marketing no início da carreira musical

Muito se fala sobre quanto investir em marketing musical. Porém o mais importante é saber como investir na sua carreira musical.

Respondendo a esta provocação, invista na sua carreira quando tiver definido sua estratégia de comunicação, e quando tiver bons conteúdos para apresentar nas suas redes sociais.

Sem uma estratégia de comunicação, você pode postar todos os dias nas redes sociais, que o conjunto de conteúdos não irão dizer nada.

E sem conteúdos criados e publicados, você vai investir em tráfego pago, para levar o público para uma rede social vazia.

Concluindo, defina sua estratégia de comunicação (o que falar e como falar). Com isso, construa uma base de conteúdos nas suas redes socais. Aí sim, invista uma quantia que não vá prejudicar sua vida pessoal, promovendo estes conteúdos nas redes sociais.

Este é famoso básico que funciona e gera resultados no marketing musical.

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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