Marketing Digital Para Iniciantes Na Música Independente

Marketing Digital Para Iniciantes Na Música Independente

O marketing digital para iniciantes na música é simples. Porém, muitos encontram dificuldade na hora de colocar as estratégias em prática.

Mas, neste artigo vou explicar o conceito de marketing digital para músicos. De fato, os objetivos de artistas são bem diferentes. Sendo assim, não podemos fazer marketing digital para músicos da mesma forma que se faz para produtos e empresas.

Por isso, é muito importante que entenda estes conceitos que vou apresentar a seguir.

Talvez, você esteja até usando as ferramentas certas, mas, da maneira errada. A diferença está nos objetivos de marketing e nos objetivos de comunicação.

Ou seja, se o seu objetivo é conquistar fãs e aumentar os seus plays, sua estratégia de comunicação deve ser planejada para gerar estes resultados. Do contrário, se estiver promovendo sua música como se estivesse divulgando um “curso”, não vai funcionar.

Marketing Digital Para Iniciantes Na Música

O marketing digital para músicos tem com objetivo conectar o artista com o seu público.

Além disso, alcançar resultados nem sempre tangíveis. Por exemplo:

  • Construção de Marca
  • Posicionamento
  • Comunidade

Estes são resultados de uma estratégia de comunicação. Porém, também temos as estratégias de marketing em si, estas são tangíveis.

  • Conseguir show
  • Retorno financeiro (Produtos, Streaming, Shows)
  • Parcerias

Ou seja, tudo que envolve retorno financeiro vem das estratégias de marketing. Já os demais resultados, como números nas redes sociais, são resultados das Estratégias de comunicação.

Estratégias De Comunicação Digital Para Músicos

Sem dúvidas, as redes sociais são as principais ferramentas de marketing digital para iniciantes na cena independente. Afinal, é a maneira mais rápida para atrair público e apresentar o seu trabalho para eles.

Porém, sem uma estratégia de comunicação isso pode falhar. Para criar uma estratégia de comunicação, você precisa definir duas coisas.

  • O que comunicar
  • E como você vai comunicar

Para isso, basta você analisar a mensagem central do seu single, álbum ou EP. Aqui, você já consegue definir O QUE COMUNICAR.

Depois, defina em COMO COMUNICAR.

  • Formatos (Fotos, Vídeos, Reels, Textos)
  • Frequência de publicação
  • Press release
  • Mídias (Sites, Blogs, Web Rádios)

Tudo isso, faz parte da criação de estratégia de comunicação. Marketing digital não resume a redes sociais, ele engloba como divulgar sua música por toda a internet.

Estratégia De marketing Digital Para Músicos

Sem dúvidas, estratégias de marketing digital para músicos, vão muito além do FACEBOOK ADS e do IMPULSIONAR NO INSTAGRAM. Estas são apenas ferramentas para colocar em prática, uma estratégia definida após análise e planejamento.

Ou seja, antes de utilizar estas ferramentas, você precisa definir pelo menos estes pontos.

  • Objetivos
  • Metas
  • Valor de investimento

Além disso, considerando que você é um músico iniciante, vale à pena analisar se é o momento certo de investir. Se você tem pelo uma música lançada e tem um planejamento de lançamentos para um ano, vale a pena investir visando construir público.

Do contrário, talvez seja melhor seguir com estratégias orgânicas. Neste vídeo, eu te explico como fazer isso para poupar o seu dinheiro.

A Melhor Estratégia de Marketing Digital Para Músicos

Sem dúvidas, a melhor estratégia de marketing digital para músicos, é diversificar os meios de ser encontrado. Ou seja, não focar toda sua energia apenas em crescer as suas redes sociais.

Isso porque, a internet é um universo muito grande. As pessoas não estão apenas nas redes sociais. Além disso, existem várias mídias que já construíram o público que você deseja alcançar com a sua música.

  • Sites
  • Blogs
  • Web Rádios
  • Canais no YouTube

Sendo assim, basta você divulgar a sua música nos lugares onde o seu público já está.

Para isso, crie um material de divulgação (press release). Depois, entre em contato com estas mídias, se apresente e envie o seu material para ser divulgado. Desta forma, você aumenta o seu alcance e começa a atrair o público destas mídias para você.

Marketing Envolve Várias Tentativas e Erros

De fato, não existem estratégias de marketing 100% validadas. Sendo assim, nenhum profissional da área ou empresa pode te prometer o sucesso garantido.

Principalmente, quando falamos de música, que envolve se conectar com pessoas.

Sendo assim, é importante que trabalhe com diversas estratégias. Mensurando os resultados e traçando novos objetivos e metas. Se a sua estratégia não estiver trazendo os resultados que deseja, não insista no erro, tente de formas diferentes.

  • Defina nos discursos
  • Explore outros formatos
  • Busque novas mídias
  • Faça vídeos de modos mais criativos
  • Peça ajuda para o seu público

Para isso, analise como os artistas independentes da sua cena estão trabalhando.

Principalmente, aqueles que têm os resultados que você deseja. Utilize-os como referência para você criar novas estratégias para divulgar a sua música.

Considerações Finais Sobre Marketing Digital Para Músicos

Certamente, não é tão simples colocar tudo isso em prática. Tampouco, construir público e conseguir resultados sendo músico independente.

Porém, quando se tem um método tudo fica mais fácil. Por isso, é tão importante entender estes conceitos apresentados. Agora você já sabe que marketing digital para músicos não se resume a redes sociais.

Quando falamos de “divulgar na internet” é literalmente na internet inteira.

Sendo assim, utilize este artigo como referência e comece a construir sua estratégia de marketing digital.

Confira tudo sobre marketing musical do zero ao avançado.

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *