Live NPC do TikTok: Entenda as motivações e os riscos desta tendência

Live NPC do TikTok: Entenda as motivações e os riscos desta tendência

Recentemente a nova tendência do TikTok é a Live NPC. Certamente você deve ter ouvido falar e está tentando entender o que está acontecendo.

As siglas NPC (Non Playable Character) vem do universo dos games. É o nome dado a aqueles personagens não jogáveis dos games. Este é o “conceito” das lives NPC, se caracterizar como um personagem aleatório e passar horas e horas em uma live.

Na maior parte do tempo, executando ações aleatórias sem direcionamento, solicitadas pela audiência que está ali assistindo.

Além disso, NPC também é um termo utilizado de forma pejorativa para classificar alguém “pouco relevante”. Fazendo uma alusão a origem do termo no universo dos games.

O TikTok tem crescido em diversos aspectos. Ameaçando até mesmo o reinado do Google como principal buscador da internet. Como mostram algumas pesquisas de comportamento dos usuários desde o ano passado.

Como o TikTok está se tornando o principal buscador da geração Z

Ou seja, independe de ser algo efêmero, trata-se de um movimento de grande proporção e com muito dinheiro envolvido.

Live NPC do TikTok rende dinheiro para os criadores de conteúdo

A dinâmica das lives acontece da seguinte forma. O Tiktoker fica na live fantasiado interpretando um personagem aleatório.

Enquanto isso, sua audiência envia moedas virtuais que ele troca por dinheiro real.

Parte desta receita fica para a plataforma e outra parte para o Tiktoker, como são chamados os criadores de conteúdo desta rede social.

Para alguns, a Live NPC é um absurdo e completamente irrelevante. Mas, para os usuários é uma grande oportunidade de se destacar nas redes sociais e ganhar dinheiro com isso.

Sem dúvidas, o plano de remuneração do TikTok para criadores de conteúdo é um fator que contribuiu muito, para o crescimento da rede social nos últimos anos. Além disso, o alcance que a ferramenta oferece para os conteúdos publicados, também ajuda e motiva criadores de conteúdos a serem mais ativos na plataforma.

Tudo isso, justifica a ameaça que o TikTok vem causando em seus concorrentes, como o Instagram e até mesmo o YouTube.

O conteúdo do TikTok é irrelevante e perigoso

Desde a sua ascensão, a plataforma é alvo de críticas relacionadas ao conteúdo promovido.

Certamente, você deve assimilar o TikTok como a rede social das “dancinhas” ou de conteúdos aleatórios engraçados. Mas agora a Live NPC tem aquecido outros tipos de debates e críticas.

Uma delas é o limite da exposição em troca de audiência e dinheiro. Pois passar horas a fio em uma live de forma “submissa” obedecendo ordens da audiência, não parece algo saudável para saúde física e até mental.

Principalmente, se tratando de um público jovem em sua grande maioria. Tanto os que estão se expondo nas lives, quanto os que estão ali assistindo horas e horas deste conteúdo.

Outro ponto que está sendo muito debatido é como isso pode evoluir. Pois em um passado não muito distante, tivemos casos com fins trágicos oriundos destes tipos de dinâmicas online.

Talvez você se lembre pelo nome “Baleia Azul”.

O TikTok pode ser uma grande oportunidade para crescer profissionalmente

Embora a grade repercussão midiática negativa, muitos profissionais têm utilizado a plataforma para se destacar positivamente.

São diversas as histórias de músicos, artistas e empreendedores das mais diversas áreas que tiveram ótimos resultados com o TikTok.

Atualmente, a plataforma oferece ótimos incentivos para criadores de conteúdo.

O principal benefício para quem deseja trabalhar de forma profissional é o alcance orgânico.

Pois se comparado aos seus concorrentes, o alcance orgânico (quando a plataforma divulga de graça) é muito maior se comparado ao YouTube e ao Instagram.

Ou seja, se você tem algo a dizer ou quer divulgar o seu trabalho, vale estudar os formatos e linguagem dos conteúdos desta rede social.

Para se aprofundar ainda mais neste assunto, recomendo este artigo aqui do site.

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Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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