Conteúdo para Instagram que Todo Músico Precisa para Crescer

Conteúdo para Instagram que Todo Músico Precisa para Crescer

Criar conteúdo para Instagram é um desafio para músicos independentes. Mas, neste artigo vou explicar como criar e os tipos de conteúdos ideais para músicos e artistas. Certamente, no final deste artigo você saberá como usar o Instagram para divulgar sua música.

Primeiro, é importante que você saiba que conteúdo e formato são coisas diferentes.

Conteúdo é o que você tem a dizer, a mensagem que você deseja passar. Por exemplo, o tema que você aborda nas suas músicas é o conteúdo delas.

Já os formatos são: Música, fotos, vídeos e textos. Além disso, o Instagram oferece vários formatos (feed, Reels, Stories, Carrosséis). Tudo isso, são formatos que você pode utilizar para passar o seu conteúdo, que é o que você tem a dizer.

Então, a partir de agora você já sabe o que é conteúdo e o que são formatos.

Assista este meu vídeo para se aprofunda antes de continuar lendo este artigo.

Conteúdo para Instagram voltado para músicos e bandas

Para criar um conteúdo é preciso definir um objetivo. Certamente, você músico ou banda deseja construir público para divulgar o seu single, álbum ou EP.

Sendo assim, pense que cada publicação sua no Instagram deve dialogar com os seus seguidores. Esta é principal diferença do conteúdo de músicos, se comparados com os de outras pessoas, marcas e empresa por exemplo.

Então, pense que o seu objetivo é puxar um assunto, se posicionar e falar sobre o tema das suas músicas.

Desta forma, você começa a criar relacionamento com as pessoas por meio das suas publicações. Por isso, é muito importante pensar no texto das publicações, pois é ele que comunica e gera engajamento.

Lembrem-se, fotos, stories e vídeos são apenas formatos! O conteúdo é o que você fala e como você fala.

Conteúdo de entretenimento para músicos

Sem dúvidas, conteúdo que entretenimento gera muito engajamento no Instagram.

Porém, não estou falando de dancinhas que estão na moda. Mas sim, de um conteúdo de entretenimento alinhado com o seu objetivo como artista. Que é promover o seu trabalho e conquistar o seu público.

Então, vamos a alguns exemplos práticos.

  • Vídeos de ensaios
  • Fotos da banda em ação (shows, ensaios e dia a dia)
  • Stories chamando o público para uma conversa

Perceba que estes três exemplos estão ligados a música. Desta forma, você consegue mostrar que é um músico ativo e reforça o seu posicionamento como artista.

Grave estes conteúdos antecipadamente, para ter sempre o que publicar e manter a sua frequência no Instagram.

Conteúdos informativos para músicos e bandas

Sim, você músico tem muitas informações importantes para passar. Além disso, conteúdos informativos geram muitos cliques no famoso “Link na Bio”.

Sendo assim, se você deseja ter mais plays no Spotify e mais visualizações no seu clipe comece a criar conteúdos informativos.

Vamos aos exemplos do que é conteúdo informativo.

  • Fotos dos dias de gravação no estúdio
  • Rells falando sobre o tema da sua música
  • Textos explicando a motivação criativa
  • Fotos no feed apresentando os integrantes da banda
  • Posts apresentando as influências sonoras da banda

Estes são apenas alguns, de vários tipos de conteúdo informativo para músicos e bandas.

Saibam, que estes conteúdos servem como base para o seu público conhecer e entender melhor o seu trabalho. Além disso, eles servem como base para os novos seguidores te conhecerem também.

Bem como, as mídias interessadas em apresentar a sua banda (sites, rádios, blogs).

Os conteúdos informativos despertam a curiosidade nas pessoas, em clicar no link da bio para conferir e conhecer o trabalho sobre o qual está falando.

Conteúdo para Instagram com chamada para ação

Certamente, você já fez várias publicações chamando as pessoas para ouvir a sua música nova.

Porém, foram poucos os cliques no link da bio ou mesmo nenhum. Mas, vou te explicar como fazer isso do jeito certo a partir de agora.

Para gerar cliques no link da bio você precisa dar um motivo para as pessoas clicarem. Ou seja, cada publicação sua deve criar uma expectativa nas pessoas. Desta forma, você conquista estes cliques.

Vamos a um exemplo prático agora. Este é um texto que você pode adaptar para você:

Pessoal, esta é capa do nosso single lançado dia xx-yy e está disponível em todas as plataformas. Neste single, trabalhamos em uma sonoridade XYX que reforça a mensagem que passamos nesta música que é sobre superação. O link está na bio, ouça a música e nos conte o que achou, sua opinião é muito importante para nós.

Este é um texto básico para levar as pessoas para o link na bio.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu que existem tipos de conteúdo para músicos e bandas.

Conteúdos de entretenimento, para gerar engajamento com o seu público. Conteúdos informativos para se posicionar e ganhar cliques no link da bio. Além disso, conteúdos com estratégias para direcionar as pessoas para sua música.

Com certeza, estes conteúdos sendo publicados com frequência irão te ajudar.

Por fim, recomendo que assista este meu vídeo onde explico tudo isso em detalhes e muito mais. Tudo que vendem por aí eu te ensino de graça aqui no site e no YouTube.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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