Como Vender Na Internet Com Marketing Digital

Como Vender Na Internet Com Marketing Digital

Neste artigo vou explicar como vender na internet, usando estratégias de marketing digital. De fato, são vários os meios e estratégias para ganhar dinheiro com a internet. Sendo assim, é importante entender os conceitos de cada uma, para escolher a melhor para o seu projeto.

O marketing digital é um conjunto de estratégias, que utiliza conceitos de marketing no ambiente digital.

Ou seja, ele não se resume a uma única ação, tampouco, a um único método para vender na internet. São vários os meios e formas para divulgar e vender o seu produto físico ou digital. Sendo assim, algumas estratégias que funcionam muito bem para um negócio, podem não funcionar tão bem para outro.

Por isso, é importante que entenda os conceitos que vou te apresentar a seguir. Depois disso, faça uma analise e veja qual destes métodos melhor se enquadra no seu negócio.

Como vender na internet com marketing digital 

Atualmente, a melhor forma de vender na internet é criando conteúdos. Porém, existem estratégias para criar conteúdos que vendem o seu produto ou serviço. Além disso, existem formatos de conteúdo específicos para cada rede social.

Ciente disso, vou apresentar as três estratégias para vender online.

  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound Marketing
  • SEO

Sem dúvidas, estas são estratégias muito poderosas para vender na internet. O conceito é você criar conteúdos estratégico, que tem a intenção de promover e vender seus produtos.

Depois disso, utilizar estas estratégias para divulgar o seu conteúdo, para alcançar o seu público alvo e fazer vendas.

Ou seja, cada conteúdo que você cria, é como se fosse um novo “vendedor online” do seu produto ou serviço.

Sendo assim, quanto mais conteúdo de qualidade e estratégico você tiver, maiores serão as chances de você vender pela internet.

Como funciona o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em você criar conteúdos com foco em resultados. Ou seja, cada conteúdo deve ter um objetivo muito bem definido, nem sempre, focado em vendas diretamente. Pois existem tipos de conteúdos para cada etapa do fluxo de venda, por isso é importante ter uma estratégia de venda online definida.

Além disso, cada mídia online tem seus formatos de conteúdo e linguagem. Ou seja, você precisa definir qual mídia vai utiliza (site, blog, redes sociais) ou mesmo um e-commerce. Cada uma destas mídias tem sua linguagem e formato de conteúdo.

Portanto, para criar sua estratégia de marketing de conteúdo, siga estes 4 passos simples.

  • Escolha as mídias
  • Crie conteúdos para atrair
  • Crie conteúdos para engajar
  • Crie conteúdos para converter

Conteúdos para atrair são chamado de topo de funil. Ou seja, eles não tem como objetivo vender, mas sim, atrair o público interessado no seu produto. Além disso, ele também serve para apresentar a sua marca e iniciar um relacionamento com o público.

Depois disso, temos os conteúdo para engajar com este público que atraiu. Aqui você começa a falar sobre as soluções que o seu produto oferece e os problemas que ele resolve. Desta forma, você começa a criar o desejo nas pessoas que estão engajadas com você na internet.

Por fim, temos os conteúdos voltados para conversão. Estes são conteúdos com argumentos de vendas e gatilhos mentais, com o objetivo de vender o seu produto. São conteúdos que falam diretamente do seu produto, com ofertas e chamadas para ação.

Este é um passo a passo para criar o seu marketing de conteúdo.

Como funciona o inbound marketing

Sem dúvidas, esta é a estratégia mais utilizada desde o inicio do marketing digital. Ela consiste em você conquistar o contado direto do seu público alvo, para criar um relacionamento mais intimo com ele por meio de conteúdos.

No inicio, muitos utilizavam iscas digitais grátis como (e-book, planilhas, vídeo aulas) em troca do e-mail da pessoa.

Depois disso, começava a enviar e-mail marketing com conteúdos e ofertas para este lead. Atualmente, esta estratégia ainda funciona muito bem, porém, além do e-mail, hoje temos o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens instantâneas.

Então, para iniciar sua estratégia de inbound marketing os passos são:

  • Escolha o formato de lead (e-mail, telefone, inscrição)
  • Crie conteúdos para atrair, engajar e converter
  • Escolha uma plataforma de automação para enviar os conteúdos

De tato, esta é uma estratégia que demanda esforço para capturar leads. Porém, você pode direcionar sua estratégias de marketing de conteúdo, para conseguir estes contatos. Para isso, ofereça a opção no seu site, para a pessoa se cadastrar e receber os conteúdos novos do seu blog.

Desta forma, você consegue enviar os conteúdos novos para esta lista de e-mail. Assim, você consegue aumentar o tráfego no seu site e enviar ofertas para esta audiência.

SEO para sites e blogs 

Certamente, as estratégias de SEO são as mais completas no marketing digital. Todos que estudam como vender na internet acabam encontrando soluções nesta estratégia.

O SEO é o caminho para você alcançar vários objetivos do seu negócio.

  • Posicionamento de marca
  • Tráfego orgânico
  • Alcançar público alvo
  • Ser encontrado na internet
  • Construção de autoridade

Consequentemente, te ajuda a vender mais pela internet. Afinal, são várias as etapas que devem ser definidas, em um fluxo de venda profissional.

Na prática, o SEO é muito mais do que uma estratégia para gerar tráfego orgânico. Atualmente, ele está ligado a experiência do seu público com a sua marca. Ou seja, fazer SEO é trabalhar com estratégias de experiência, expertise, autoridade e muito mais.

Tudo isso, são pontos importantes para vender na internet de forma profissional. Por isso, é importante trabalhar no SEO do seu site, blog ou mesmo loja online. Não basta apenas criar uma plataforma bonita visualmente, o que garante o sucesso do seu projeto, são estratégias voltadas para experiência do seu público alvo.

A base do SEO é a criação de conteúdos otimizados e aspectos técnicos do seu site.

Como criar conteúdos de qualidade no marketing digital 

Conteúdos de qualidade são aqueles que ajudam o seu público alvo. Ou seja, o seu conteúdo deve ser relevante para a pessoa que estiver pesquisando sobre o assuntos do seu nicho.

Por isso, é um erro pensar em conteúdos, apenas com argumentos de vendas. Como expliquei anteriormente, existem conteúdos específicos para cada etapa do fluxo de vendas. Conteúdos para atrair público (topo de funil), conteúdos para engajar (meio de funil) e conteúdos para vender na internet (fundo de funil).

Desta forma, você consegue gerar tráfego, criar um relacionamento com as pessoas e ofertar para vender.

Independente, da forma de tráfego que estiver trabalhando (pago ou orgânico) você precisa destes conteúdos.

Portanto, comece a analisar sua estratégia de conteúdo para aumentar suas vendas. Talvez, você não esteja vendendo na internet, porque está focando toda sua energia em conteúdos de venda. Este é um erro muito comum até mesmo entre os mais experientes no mercado.

Pare e pense nisso, as pessoas acessam a internet em busca de respostas. Antes mesmo de fazer uma compra, elas pesquisam por soluções para resolver o seu problema, pesquisam preços, qualidade do produto e alternativas.

Ou seja, se você entregar estas respostas e o seu produto ou serviço for a solução, certamente vai vender mais que os seus concorrentes, que não estão trabalhando com estas estratégias que viu até aqui.

O segredo para ter sucesso no marketing digital 

Sem dúvidas, estratégias de conteúdo aliadas a uma estratégia de marketing digital, é a base para vender mais na internet.

Te expliquei aqui como vender na internet, com base nestes principais pontos. De fato, tem como vender na internet de formas mais direta, porém, é importante pensar em modos de automatizar processos e escalar com pouco custo.

Certamente, seu objetivo é fazer com que o seu projeto trabalhe para você. Por isso, estas estratégias envolvem ferramentas de automação, tráfego orgânico e meios de atrair público, para criar engajamento e vender.

Tudo isso, de forma automatizada para que você possa trabalhar, de forma mais analítica e menos operacional possível.

De fato, a criação de conteúdo é um processo operacional, que demanda tempo e estudo. Já a parte das estratégias de marketing digital, é um processo de gestão e é aqui, onde você empreendedor digital deve focar os seus esforços.

Você pode terceirizar o processo operacional, buscando freelancer em plataformas como Workana. Porém, vai precisar investir algum capital para isso. Mas, vale o investimento caso o seu projeto já esteja lhe rendendo lucros.

Do contrário, dedique-se em aprender como criar bons conteúdos e estratégias de marketing digital.

Aqui no site e no YouTube tem muitos conteúdos que podem te ajudar.

COM GANHAR DINHEIRO COM MARKETING DIGITAL DO ZERO

https://youtu.be/ObZklawBYqE

 

 

 

 

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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