Como Funcionam os Algoritmos do Instagram para Músicos e Artistas

Como Funcionam os Algoritmos do Instagram para Músicos e Artistas

Vou explicar de forma clara como funcionam os algoritmos do Instagram. Bem como os das demais redes sociais aqui na internet. Desta forma, vocês músico e artista terão mais ferramentas para promover seus conteúdos.

De fato, os algoritmos não foram criados para quem produz conteúdo. Mas sim, para a maior parte da internet, que são usuários comuns.

Sendo assim, esta inteligência artificial foi criada para levar conteúdo para os usuários.

Ou seja, os algoritmos não foram criados para levar usuários para o seu conteúdo. Para isso, as redes sociais criaram as ferramentas de anúncios. Justamente, para quem deseja fazer o contrário (levar público para um conteúdo).

Se esta introdução ficou clara para você, certamente já entendeu como funciona qualquer rede social.

Fiz um vídeo completo explicando tudo isso! Recomendo que assista e se inscreva no canal Under Miusic. Para aprender tudo sobre marketing musical e redes sociais para músicos e artistas.

Como funcionam os algoritmos na prática

Na prática, os algoritmos trabalham para entender o seu comportamento. Posteriormente, ele começa a te apresentar conteúdos semelhantes aos que você mais se engajou.

Esta inteligência artificial considera engajamento as seguintes ações:

  • Tempo de tela (O tempo que passou vendo o conteúdo)
  • Curtidas
  • Comentários
  • Salvamentos
  • Compartilhamentos

Entre outras, como seguir, se inscrever em um canal ou mesmo fazer uma compra.

Portanto, toda ação feita na internet geram dados e, estes são informações que os algoritmos usam para te apresentar conteúdos.

Como dominar os algoritmos do Instagram

Certamente, não tem como dominar os algoritmos do Instagram. Sendo assim, não existem métodos, “sacadas” e outras estratégias para controlar esta tecnologia.

Sem dúvidas, empresas como o Google e a META não entregariam o controle desta tecnologia que lhe rende lucros. Eu explico isso em detalhes no vídeo que recomendei no início deste artigo e em vários vídeos no YouTube.

Mas, para você músico e artista que deseja construir sua base de fãs nesta era dos algoritmos.

Entenda que você não vai dominar o funcionamento das redes sociais. Porém, entender como elas funcionam é muito importante, pois os algoritmos impactam nos seguintes fatores:

  • Distribuição do conteúdo
  • Alcance das publicações
  • Resultados de pesquisa
  • Engajamento

Ou seja, entender estes fatores é importante para decidir o esforço e investimento do seu trabalho nas redes sociais.

Como usar o Instagram sendo músico ou artista 

Você músico, artista que deseja construir publico e atrair novos fãs. Tenha em mente que não tem como alcançar o Instagram inteiro. Agora que você já sabe como funcionam os algoritmos do Instagram comece a pensar em pessoas.

Ou seja, produzir conteúdos que o seu público vai se identificar. Pense que cada pessoa que engajar com o seu conteúdo, os algoritmos irão apresentar para ela sua próxima postagem.

Além disso, pense no comportamento do usuário que não é muito diferente do seu. Nem todo mundo curte, comenta e compartilha um conteúdo que viu. Portanto, valorize a métrica “alcance” e pense que muitas pessoas podem te acompanhar diariamente sem engajar com você.

Atualmente, por conta dos algoritmos o Instagram está cada vez mais nichado. Isso significa que ele não é mais uma grande comunidade. Mas sim, pequenas comunidades formadas por públicos com gostos em comum.

Com isso, se fizer um bom trabalho conseguirá formar sua pequena comunidade de fãs engajados. Que certamente tem muito mais valor que muitos seguidores aleatórios.

Conclusão

Agora, você já sabe como funcionam os algoritmos do Instagram. Eles foram criados para levar conteúdo para os usuários e não o contrário.

Também já sabe que ninguém domina os algoritmos. Por isso, o melhor caminho é entender como eles funcionam para trabalhar de forma estratégica nas redes sociais. Focando na mensagem e estudando o comportamento do seu público ali.

Se inscreva no canal Under Miusic, pois tenho mais de 350 vídeos sobre marketing musical e redes sociais.

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *