Como Fazer Um Post De Divulgação No Instagram Do Jeito Certo

Como Fazer Um Post De Divulgação No Instagram Do Jeito Certo

Neste artigo vou explicar como fazer um post de divulgação no Instagram. De fato, parece algo muito simples de ser feito. Porém, sem estratégia você não terá cliques no “link da bio” que no fim, é o que gera resultados.

Com certeza, não é fácil conseguir cliques no link da bio. Isso porque, o que menos o Instagram quer é que você tire o usuário de dentro da plataforma.

Ou seja, se o seu objetivo é direcionar as pessoas para outro site. Automaticamente, você esta indo na contramão dos objetivos da plataforma. Além disso, o Instagram dificulta a divulgação de links externos, deixando ter apenas um link em um único lugar.

Porém, mesmo com todos estes desafios, existem aqueles que têm ótimos resultados.

Sendo assim, vou explicar as estratégias para fazer um post de divulgação. Para ter resultados com qualquer conteúdo, você precisa de uma estratégia de comunicação.

Como fazer um post de divulgação no Instagram

Primeiro, defina muito bem os seus objetivos e metas. Sem isso, com certeza você vai se frustrar com os resultados que conseguir. Um grande erro da maioria das pessoas, que divulgam no Instagram, é não saber analisar se está indo bem ou não.

Portanto, você precisa definir pelo menos os seguintes números:

  • Quantos cliques eu preciso por mês
  • Quantas postagens fazer por semana
  • Quanto tempo eu vou levar para criar as postagens

Sem dúvidas, este é o básico do planejamento para iniciar. Ciente de quantos cliques você precisa ter em um mês, logo, você já sabe o quanto precisa trabalhar. Além disso, também saberá durante o processo, se está alcançando seu objetivo ou não.

Certamente, vai precisar separar um tempo para criar os conteúdos.  Um post de divulgação requer mais atenção no processo criativo.

  • Mensagem
  • Imagens
  • Formato
  • Intenção

Tudo isso, são pontos fundamentais para o sucesso de um post de divulgação. Agora, vamos para parte prática de como fazer um post de divulgação no Instagram.

Os melhores formatos para postagem no Instagram

De fato, os melhores formatos do Instagram são aqueles geram maior tempo de tela.

Ou seja, é sabido que quanto mais tempo a pessoa passar na sua publicação, mais alcance ela terá dentro da plataforma. Sendo assim, existem formatos que são os melhores para aumentar este tempo de tela, são eles:

  • Rells
  • Carrosséis
  • Imagens com textos
  • Legendas com pelo menos 3 parágrafos

Portanto, estes são os melhores formatos para ter mais alcance na sua postagem de divulgação na plataforma. Pelo fato, deles terem maior tempo de tela naturalmente.

Porém, o sucesso da divulgação não virá do formato, mas sim, do seu conteúdo.

Portanto, independente do formato que escolher, trabalhe muito bem o seu conteúdo de divulgação. Pois é ele que vai fazer com que você tenha mais cliques no link da bio.

Estratégia para ter mais cliques no link da bio

Para ter mais cliques no link da bio, você precisar dar um motivo para as pessoas clicarem.

Ou seja, não bastar apenas fazer uma postagem aleatória e escrever:

  • Link na Bio
  • Música nova link na bio
  • Confere lá! Link na bio
  • Para saber mais clique no link da bio

Estas são apenas chamadas para ação vazias. Portanto, trabalhe em um texto ou vídeo falando sobre o seu trabalho e criando expectativas sobre o que a pessoa vai encontrar lá.

Por exemplo, se você é um músico ou artista. Postar a foto da capa do seu single e fazer uma destas chamadas para ação, não vai gerar resultado. Porem, se você postar um vídeo com o melhor trecho da sua música, explicar um pouco sobre o tema dela e divulgar que o link está na bio, ai sim, terá alguns cliques.

Isso porque, vídeos é um dos melhores formatos como expliquei aqui. Além disso, um trecho da sua música, gera uma experiência e cria muito mais expectativas do que uma imagem.

Ou seja, quem se identificar com a sonoridade da sua música e, com tema dela, vai ter muito mais interesse em ouvir sua música inteira. Para isso, esta pessoa vai clicar no link da bio.

  • Conteúdo
  • Formato
  • Experiência
  • Expectativa

Sendo assim, quando estiver planejando como criar um post de divulgação no Instagram, com o objetivo de obter cliques, trabalhe estes pontos.

Vale à pena impulsionar uma publicação?

De fato, a resposta certa é, depende do seu objetivo. Porém, vou ser mais objetivo para te ajudar de modo prático aqui.

Sem dúvidas, vale a pena investir em tráfego pago no Instagram. Mas, o ideal é que você tenha algum retorno relevante deste investimento. Vou dar alguns exemplos para deixar mais claro.

Vale à pena investir para:

  • Divulgar a sua marca
  • Conseguir plays no Spotify
  • Promover um lançamento
  • Alcançar os primeiros fãs
  • Ter algum retorno financeiro

 Não vale a pena investir para:

  • Subir seguidores aleatórios
  • Crescer seguidores sem planejamento
  • Aumentar os seguidores sem base de conteúdo
  • Não ter nenhum retorno financeiro (direto ou indireto)

Ou seja, você precisa ter um planejamento muito bem feito. Além disso, você precisa estar ativo na plataforma, afinal o Instagram é uma plataforma de conteúdos rápidos.

Considerações finais

Expliquei aqui passo a passo de como criar um post de divulgação no Instagram. Tudo isso, é a base para começar a divulgar o seu trabalho na plataforma de forma estratégica.

De fato, divulgar no Instagram não é tão “simples e rápido” como dizem por ai.

Principalmente, se você busca resultados concretos. Com certeza, o Instagram é uma ótima ferramenta para quem busca construir público e divulgar o seu trabalho. Porém, para conquistar isso é necessário trabalhar de forma profissional na plataforma.

Por isso, existem empresas e profissionais atuando com todas estas estratégias que e apresentei aqui. Ajudando músicos e empresas a alcançarem seus resultados.

O Instagram pode ser uma rede social de entretenimento para muitos. Por outro lado, é uma poderosa ferramenta de trabalho para profissionais. Sendo assim, se você busca resultados por meio desta plataforma, continue de profissionalizando.

Confira também esta matéria completa também.

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Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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