Como Divulgar Minha Música na Internet Inteira De Graça

Como Divulgar Minha Música na Internet Inteira De Graça

Como divulgar minha música, na internet inteira de graça? Está é uma pergunta que pode parecer boba. Porém, é a pergunta certa a se fazer no processo de planejamento do marketing musical.

Isso porque, divulgar uma música na internet vai além das redes sociais.

De fato, não basta compartilhar sua música na internet sem estratégia. Além disso, a internet não resume apenas em redes sociais. Mas sim, em um universo onde as pessoas buscam e consomem informações, que lhes são apresentadas de diversas formas.

Sendo assim, a melhor forma de divulgar sua música na internet é diversificando os meios de ser encontrado. Porém, na internet inteira e não apenas nas suas mídias.

Por isso, vou te explicar em detalhes como fazer. Partindo do planejamento, seleção de mídias estratégicas até o comportamento dos ouvintes de músicas novas.

Como divulgar minha música na internet

Sem dúvidas, a internet é o melhor lugar para divulgar o seu single, álbum ou EP. Pois ela tem um alcance enorme que pode se comparar e, até mesmo passar o das mídias tradicionais.

Para isso, você precisa entender como alcançar o seu público e como aparecer nestas mídias.

Sendo assim, o primeiro passo, para obter mais alcance na internet é aparecer em vários lugares onde o seu público está. Desta forma, somando o alcance de todas estas mídias você conseguirá se comunicar com um grande volume de pessoas, interessadas no seu trabalho.

Ou seja, você não precisa construir uma audiência para divulgar a sua musica. Basta colocar a sua música nas mídias que já construíram a audiência que você deseja ter.

Por exemplo, se você é um músico do gênero pop rock. Procure por sites, blogs e até mesmo redes sociais que falam deste tema e, que promove novos artistas. Com isso, gradativamente você vai atrair novos ouvintes para sua música e para as suas redes sociais.

Além disso, você também começa a chamar a atenção de outras mídias interessadas em novidades da sua cena musical.

Como divulgar uma música nova para os ouvintes certos

De fato, parece muito fácil escolher o seu público alvo. Mas, esta não é uma tarefa tão simples quanto parece. Tenha em mente que o seu público não se resume a todos que curtem o seu gênero musical.

Isso porque, todo gênero musical tem suas vertentes com identidades sonoras próprias.

Por exemplo, dentro do rock existem várias vertentes.

  • Hard Core
  • Pop Rock
  • Hard Rock

Ou seja, cada uma destas vertentes tem um público muito específico. Sendo assim, para você divulgar sua música para o público certo. Você precisa entender muito bem estes detalhes para se comunicar com eles e criar conexão.

Além disso, as pessoas se conectam com uma música por diversos motivos.

  • Mensagem
  • Contexto
  • Referências Sonoras

Desta forma, você pode atrair fãs de outros estilos por conta destes fatores. Naturalmente, uma pessoa que gosta de músicas românticas, pode ouvir o estilo sertanejo e pop rock.

De fato, são estilos musicais muito diferentes. Porém, os dois têm uma sonoridade romântica capaz de atrair ambos os públicos por conta disso.

Como divulgar nas mídias da internet

Para divulgar sua música em outras mídias, você precisa de um material de imprensa.

Além disso, você precisa entrar em contato com estas mídias. Sendo assim, não espere que sites, blogs e até mesmo rádios descubram você organicamente. Por isso, crie um material de imprensa e envie para estas mídias por e-mail, redes sociais ou diretamente.

Para isso, procure por sites, blogs e mídias que promovem artistas do seu gênero musical.

Depois, procure o contato destas mídias e envie um material em PDF para eles contendo:

  • História da banda
  • Nome dos integrantes
  • Locais onde tocaram
  • Link das redes sociais
  • Músicas lançadas
  • Fotos de divulgação
  • E-mail e telefones de fácil contato

Além disso, explique qual a música de trabalho que deseja divulgar ali. Faça isso, com várias mídias semanalmente. A internet é um universo, existem muitas mídias e movimentos artísticos acontecendo por todo o Brasil.

Certamente, se você começar a criar relacionamento nestes meios, conseguirá alcançar o seu público. É assim que músicos e artistas independentes começam a se destacar na internet e fora dela também.

Como divulgar uma música pra quem ouve música nova

Para divulgar sua música para quem ouve músicas novas, você precisa estar presente nos lugares onde as pessoas ouvem novidades. Ou seja, playlists do spotify, rádios, web rádios além de todas as mídias online.

Além disso, é importante ter em mente como as pessoas ouvem música hoje. De fato, as únicas coisas que mudaram foram às mídias e os dispositivos para ouvir música.

Isso porque, poucas são as pessoas que buscam músicas novas. Sem dúvidas, as pessoas ouvem apenas as músicas que lhes são apresentadas. Este, sempre foi o comportamento dos ouvintes, ouvirem as músicas que as rádios tocam.

Portanto, as pessoas ouvem sim músicas novas, para isso, basta que estas músicas lhes sejam apresentas organicamente.

Atualmente, a internet faz este papel muito bem. Todas as grandes rádios e mídias tradicionais estão com seus sites e redes sociais. Justamente, para amplificar seu alcance e se comunicar ainda mais com o público, divulgando músicas e artistas novos.

Considerações finais

Respondi aqui a dúvida de muitos músicos (como divulgar minha música na internet?).

Sem dúvidas, é muita informação e não é algo simples de ser feito. Afinal, envolve planejamento, estratégia e principalmente testes.

Porém, ciente que divulgar na internet significa ir além das redes sociais, você pode expandir muito a sua divulgação. Além disso, alcançar novos público e até mesmo regiões de todo o Brasil, até mesmo do mundo, como muitos artistas já fazem.

De fato, não existem fronteiras na internet quando você não se limita as redes sociais.

Por fim, para te ajudar ainda mais, recomendo este conteúdo completo sobre marketing musical para artistas iniciantes.

Marketing Musical do Zero ao Avançado para Músicos Iniciantes 

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *