Como criar uma estratégia de marketing musical do zero – Passo a passo prático

Como criar uma estratégia de marketing musical do zero – Passo a passo prático

Para criar uma estratégia de marketing musical, você precisa entender como construir um discurso sobre o seu projeto. Depois disso, criar uma estratégia de comunicação, para promover o seu trabalho em cada uma das mídias digitais.

Atualmente, para se destacar nas redes sociais de forma profissional é necessário entender a linguagem de cada uma delas. Sendo assim, um conteúdo que se destaca no Instagram, por exemplo, pode ser completamente ignorado no YouTube.

Isso acontece, por conta do comportamento e intenção do público em cada uma das redes sociais. Ou seja, é necessário entender como comunicar e divulgar o seu trabalhar em cada uma das redes sociais.

Então, vamos falar sobre estes pontos de forma prática e simplificada, para você construir a sua estratégia de marketing musical logo que sair deste artigo.

Marketing Musical – Construindo o seu discurso

O discurso nada mais é do que a mensagem principal que você deseja passar. Pode ser a mensagem principal do seu single ou mesmo o tema do seu EP.

Para construir este discurso, pense em como explicar de 10 modos diferentes a mensagem principal da sua música. Uma boa estratégia para você fazer isso é imaginar que você está sendo entrevistado e responder as seguintes perguntas:

– Como foi o processo criativo desta música?

– O que te motivou a compor este single?

– O que esta música significa para você?

– Como foi o processo de composição?

Tudo isso, são respostas que você pode transformar em diversos conteúdos para as redes sociais. Em diversos formatos (fotos, vídeos, textos, reels).

Estes, são conteúdos indispensáveis para divulgar sua música e criar conexão com o seu público.

Linguagem e funções de cada rede social para músicos

Instagram e TikTok: Ideal para atrair e engajar com sua audiência, com conteúdo simples e humanizado. Além disso, são ótimas para construir a sua marca e se posicionar.

YouTube: Ideal para engajar e divulgar o seu trabalho com conteúdo profissional.

Atualmente, estas são as principais redes sociais para trabalhar o seu marketing musical.

Principalmente o TikTok, que pode ser uma ótima fonte de renda para sua banda. Muitos músicos têm se dedicado a esta rede social para construir público e rentabilizar o seu trabalho ao mesmo tempo.

Para se aprofundar ainda mais nestes pontos, recomendo este artigo aqui do site.

Como criar um calendário de conteúdo do jeito certo

Aprenda a criar conexão com o seu público

Sem dúvidas, criar conexão com o público é a coisa mais importante para um artista.

Mais até que números nas plataformas e redes sociais. Para isso, é necessário comunicar e criar conteúdos que vão além da música.

Nos últimos anos com o avanço das redes sociais, a relação fã e artista mudou muito.

Atualmente, músicos e artistas não são mais aquelas figuras “inalcançáveis” para o público.

Hoje em dia os fãs sentem que fazem parte do dia a dia dos seus ídolos. Artistas que criam conexão com o seu público, são aqueles que estão ali próximo deles, mostrando os seus bastidores nas redes sociais.

Portanto, para criar conexão com o seu público, seja artista no palco, nos clipes, no YouTube e nas mídias que divulgarem o seu trabalho.

Mas, nas redes sociais e nos stories seja você mesmo. Uma pessoa com sentimentos, opiniões pessoais e que batalha para conquistar os objetivos.

Não basta divulgar sua música sem estratégia de comunicação

A estratégia de comunicação consiste em você se comunicar de forma intencional.

Para isso, você precisa planejar, alinhar o discurso e se comunicar nas suas mídias visando resultados mensuráveis. Seja mais likes, salvamentos, comentários e até mesmo plays na sua música.

Além disso, é muito importante ter estratégias de comunicação para ser encontrado na internet.

Músicos e artistas que crescem nas redes sociais são aqueles que mais aparecem fora delas.

Para se aprofundar neste assunto, recomendo este conteúdo completo sobre marketing musical.

Marketing musical na prática do zero ao avançado

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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