Como Criar Um Perfil Profissional No Instagram Do Zero

Como Criar Um Perfil Profissional No Instagram Do Zero

Neste artigo vou explicar como criar um perfil profissional no Instagram. De fato, todo perfil com finalidade profissional, precisa desta estrutura diferenciada. Justamente, para transmitir profissionalismo e gerar resultados para a marca ou profissional.

Atualmente, o Instagram é uma rede social completa. Sem dúvidas, ele é muito mais que um aplicativo de fotos aleatórias.

Por isso, grandes marcas, empresas e profissionais o utilizam para potencializar os seus faturamentos e gerar mais negócios. Além disso, a plataforma também oferece recursos para criar conexão com o seu público de forma efetiva.

Certamente, você deseja ter resultados com esta rede social. Talvez, tenha um perfil parado e nem posta muito. Mas, ao final deste artigo você terá ações e estratégias para colocar em prática a partir de agora.

Com criar um perfil profissional no Instagram

Para criar um perfil profissional no Instagram, você precisa entender os formatos que a plataforma oferece. Eles são fundamentais para sua comunicação.

  • Bio
  • Feed
  • Legendas
  • Stories
  • Destaques
  • Rells

Por isso, vou explicar como utilizar cada um destes na prática. Com isso, você terá todas as ferramentas para criar um perfil profissional.

Atualmente, cada um destes formatos tem uma linguagem própria. Além disso, cada um deles tem uma função muito específica dentro da plataforma. Por isso, é importante que entenda pra que serve cada um destes formatos, para utilizá-los da maneira certa.

De fato, pode parecer confuso para aqueles que se lembram do Instagram, apenas como uma rede social de fotos. Porém, na prática você vai ver que é bem simples e muito eficiente para os seus objetivos profissionais.

Como criar uma Bio diferenciada 

Para criar uma biografia profissional no Instagram, você precisa destacar os principais elementos da sua marca. Para isso, utilize bem a foto de perfil, descrição e link na bio.

Certamente, não existe uma fórmula para todos os projetos. Porém, alguns elementos não podem faltar na bio de um perfil profissional no Instagram.

  • Logotipo da sua marca
  • Descrição do seu serviço
  • @ Legível (nome de fácil leitura)
  • Link para o seu trabalho (Contato ou página de venda)

Por exemplo, no meu caso eu tenho este site e um canal no YouTube. Sendo assim, eu explico isso na minha bio e disponibilizo o link do canal. Além disso, na minha foto de perfil estou usando uma camisa com a logo deste site.

Ou seja, esta é uma estrutura que apenas profissionais utilizam no Instagram.

De fato, usuários comuns na plataforma não têm uma bio assim. Isso porque, eles utilizam o seu perfil apenas para consumir conteúdos.

Portanto, a partir do momento que você estrutura sua bio desta forma, logo o seu perfil passa a ser mais profissional e menos pessoal.

Como criar um feed que gera resultados

Sem dúvidas, o feed é a parte mais importante do Instagram. Por isso, você precisa trabalhar para exibir sempre o seu melhor conteúdo. Principalmente, no que diz respeito as imagens, pois o Instagram é uma rede social prioritariamente imagética.

Porém, vamos entender qual a finalidade do feed.

  • Prender a atenção do usuário
  • Contextualizar o seu trabalho
  • Apresentar conteúdo sobre o seu trabalho
  • Apresentar sua identidade visual
  • Criar diálogos com o seu público

Sendo assim, a partir de agora pense em cada um destes pontos, quando estiver planejando os seus conteúdos. Além disso, um perfil profissional no Instagram, é aquele que tem conteúdos relacionados a um tema central.

Ou seja, todas as suas publicações devem ter alguma relação com o seu trabalho.

Também é importante explorar todos os formatos que o feed disponibiliza.

  • Vídeos
  • Fotos
  • Carrosséis

Desta forma, você diversifica os meios, de divulgar e de se comunicar.

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Como criar legendas do jeito certo para ter mais resultados 

Sem dúvidas, as legendas são muito importantes para o seu conteúdo. Porém, ela é muito negligenciada por muitos profissionais que utilizam o Instagram.

De fato, a legenda é responsável por boa parte do engajamento. Sendo assim, vou deixar claro todo o resultado que ela pode te oferecer.

  • Ter mais cliques no link da bio
  • Gerar comentários
  • Gerar Curtidas
  • Ter mais likes
  • Conseguir mais salvamentos
  • Fazer mais vendas

Ou seja, tudo o que você deseja alcançar com o Instagram, depende de uma boa legenda.

Pois é por ela que você conversa com os seus seguidores. Portanto, comece a escrever legendas como se estivesse conversando com o seu seguidor um a um.

Além disso, é justamente na legenda, que você deve ofertar e fazer chamadas para ação.

  • Gostou? Clique no Link da Bio
  • Deixe o seu like
  • Comente o que achou
  • Compartilhe esta publicação
  • Salve esta publicação

Desta forma, você começa a criar relacionamento com os seguidores.

Como criar Stories de forma estratégica

Certamente, o Stories é um dos formatos preferidos dos usuários. De fato, grande parte do público entra no Instagram apenas para acompanhar o conteúdo deste formato.

Isso porque, este é um formato que tem funções muito humanizadas.

  • Conteúdo mais informal
  • Conteúdo de bastidores
  • Diálogos mais intimistas
  • Gera proximidade com o público
  • Contado mais direto e rápido

Ou seja, por ele você consegue transformar seguidores em fãs. Pois é ali que você conversa com os seguidores de forma mais intima. Criando enquetes, respondendo perguntas e até mesmo mostrando os bastidores do seu trabalho.

Isso porque, diferente do feed o conteúdo de Stories é mais informal. Aproxima-se mais daquele conteúdo que o usuário comum cria.

Portanto, aproveito os Stories para criar este engajamento. Fazendo perguntas, se colocando a disposição para ajudar e conversar com os seus seguidores. Mostre a pessoa que existe por trás daquele profissional que você mostra ser no feed.

Como usar os destaques do Instagram de modo estratégico

Os destaques do Instagram, servem para você divulgar e categorizar o seu trabalho, de forma estratégica para o público. Além disso, ele é um formato que não vai sumir em 24h como os demais formatos da plataforma.

No caso, você pode fazer Stories com os links que deseja divulgar e salvar ali.

Por exemplo, no meu caso eu tenho dois destaques, site e YouTube. Desta forma, mostro para os seguidores que eu sou produtor de conteúdo nas duas plataformas. Além disso, eu disponibilizo ali os links, para quem desejar assistir os conteúdos que já publiquei.

Ou seja, você pode divulgar outras plataformas e canais que está presente ali.

Porém, se não estiver em outras plataformas não tem problemas. Você pode salvar conteúdos relevantes que fala nos Stories, e intitular os destaques com o tema deles.

Sem dúvidas, esta é uma excelente estratégia, para levar mais seguidores para os seus Stories.

Como criar Rells de forma estratégica

Sem dúvidas, este é o formato de conteúdo com maior audiência dentro do Instagram nos últimos anos. Segundo uma pesquisa feita, 65% dos usuários assistem vários rells em sequência na plataforma.

Ou seja, para se destacar neste formato, é importe seguir estas dicas.

  • Poste mas de uma fez por dia
  • Tenha uma linguagem simples e informal
  • Teste formatos de vídeos
  • Aprenda a usar os recursos de edição

De fato, pode parecer confuso para muitos usuários criar rells. Fato é, que segundo a mesma pesquisa 33% destes que assistem vários rells, nunca criaram um vídeo para publicar.

Ou seja, o alcance dos Rells ainda é grande, por ter grande audiência e “poucas pessoas” postando conteúdo. Sendo assim, para você que deseja criar um Instagram profissional, esta é uma grande oportunidade na plataforma.

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Considerações finais antes de criar o seu perfil

Sem dúvidas, o Instagram é uma ferramenta completa para profissionais. Porém, não é a ferramenta que faz o profissional, mas sim, todo o seu conhecimento e trabalho.

Portanto, o seu resultado não depende do Instagram em si. Mas sim, em como você vai utilizar ele para potencializar os seus resultados.

Além disso, ele é uma ferramenta de comunicação muito poderosa, por isso, você precisa ter uma estratégia de comunicação bem definida.

Desta forma, todos estes formatos que apresentei aqui, irão potencializar os resultados do seu projeto. Para isso, você precisa de uma estratégia de comunicação para cada um deles.

Sem conteúdo, não tem como comunicar o seu trabalho, ofertar e ter resultados com o Instaram.

Por fim, te expliquei passo a passo como criar um perfil profissional no Instagram. Para te ajudar com isso, confira este artigo.

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Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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