Como Crescer O Canal No YouTube Organicamente

Como Crescer O Canal No YouTube Organicamente

Vou explicar como crescer o canal no YouTube de forma estratégica. Certamente, a melhor forma de crescer no YouTube é organicamente. Por meio de produção de conteúdos relacionados ao seu projeto.

Sendo assim, antes de iniciar um canal você precisa ter um projeto. Isso porque, o comportamento do público nesta rede de vídeos mudou muito.

Bem como, o modo como a plataforma divulga os conteúdos. Atualmente, o YouTube é a única plataforma que divulga o seu conteúdo organicamente. Pelo fato, dele ser um buscador, diferente, das demais redes sociais.

Muito se fala sobre o alcance orgânico do Tik Tok. Porém, mesmo ele sendo uma forte rede social de vídeos, sua proposta é bem diferente do YouTube.

Portanto, as estratégias relacionadas à criação de conteúdo em vídeos, são bem diferentes entre estas duas plataformas. Vou explicar tudo isso em detalhes neste artigo.

Como crescer o canal no YouTube

Certamente, seu objetivo primário é ganhar inscritos no YouTube. Porém, antes de dedicar sua energia a isso, você precisa entender como fazer isso na prática. Sendo assim, vamos falar dos primeiros pontos a serem definidos.

  • Tema Central
  • Conteúdo
  • Contextualização

Ou seja, antes de ligar a câmera e começar a gravar, você precisa definir o tema central do seu canal. No caso, o assunto principal que você quer falar ali em todos os vídeos.

Depois disso, você pode começar a trabalhar nos conteúdos relacionados a este tema.

Logo, todos estes vídeos precisam contextualizar o tema central do seu canal. De fato, este é o principal fator que vai fazer com que o YouTube recomende mais o seu canal.

Atualmente, a plataforma divulga vídeos por contexto. Ou seja, ela procura vídeos relacionados a este tema e, diversos modos de apresentar o seu vídeo para pessoas interessadas neste tema.

Como ganhar inscritos no YouTube organicamente

Especialistas do YouTube chegaram a seguinte conclusão. De fato, para cada 100 visualizações que você tiver no seu canal, você ganha entre 1 e 3 novos inscritos.

Porém, para isso acontecer o seu canal precisa ter os pontos citados acima.

  • Tema Central
  • Conteúdo
  • Contexto

Isso porque, estes três pontos é o que leva uma pessoa a se inscrever no canal.

Sem dúvidas, você segue alguns canais no YouTube. Pare, e analise o motivo pelo qual você segue estes canais. Com certeza, vai perceber que são por motivos específicos.

Além disso, pode reparar que todos estes canais falam de um tema só. Poucos são os canais com temas aleatórios que se destacam hoje na plataforma. Isso justifica a importância de ser monotemático e, o comportamento dos usuários hoje em dia.

Como o YouTube divulga meus vídeos na plataforma

De fato, são vários os modos que a plataforma divulga os vídeos. Esta é uma das principais diferenças dela com o seu principal concorrente.

  • Barra lateral
  • Barra inferior
  • Tela de vídeos sugeridos
  • Reprodução direta
  • Tela Principal do Site
  • Barra de Shorts
  • Resultado de pesquisa (Principal)

Ou seja, são vários os modos que o YouTube tem para divulgar seus vídeos. Mas, para isso você precisa ter um canal com uma relação de vídeos contextualizados. Desta forma, a plataforma vai entender do que se trata o seu conteúdo e, definir para quem divulgar.

Certamente, você já percebeu que o YouTube oferece várias oportunidades, para você aparecer para o seu público alvo. Muito mais que o seu principal concorrente.

Qual é a frequência ideal para postar no YouTube

Atualmente, não existe uma frequência ideal para postar no YouTube. Claro, que postar com regularidade é importante. Mas, a melhor estratégia é aquela que serve para o seu projeto.

No entanto, vou passar aqui uma boa estratégia para você iniciar do jeito certo.

  • 1 Vídeo por semana durante os 2 primeiros meses
  • 2 Vídeos por semana a partir do 3º mês
  • 3 Vídeos por semana a partir do 4º mês

Sem dúvidas, seguindo esta estratégia você vai conquistar os primeiros inscritos.

De fato, nos dois primeiros meses você não terá muitos Inscritos. Por isso, não vale a pena postar muitos vídeos, afinal, você não terá público para assistir e impulsioná-lo.

Porém, a partir do terceiro mês você já conquistou seus primeiros fãs. Logo, vale a pena postar mais vídeos (2 por semana). Pelo fato, de ter inscritos para assistir e, fazer com que os algoritmos entendam o perfil deles e começar a divulgar para o púbico semelhante.

Posteriormente, lá pelo 4º mês de canal você já terá uma base de inscritos. Principalmente, engajados com o seu tema, sendo assim, vale a pena aumentar a quantidade de vídeos para 3x por semana.

Mas, isso é apenas um planejamento e não uma regra. Tudo vai depender da sua capacidade de produção.

A melhor estratégia para crescer no YouTube

Todas estas dicas sobre como crescer o canal no YouTube são validadas. Porém, a melhor estratégia para o seu canal é, aquela que você vai conseguir executar por mais tempo.

Ou seja, não adianta você colocar uma estratégia em prática, se não for para executá-la por pelo menos três meses. Isso porque, este é o tempo mínimo para conseguir coletar dados, afim de analisar se está indo bem ou não.

Além disso, o próprio YouTube precisa deste tempo para analisar estes dados. Desta forma, ele começa a estender sobre o seu canal e pra quem recomendar.

Isso porque, a inteligência artificial da plataforma também faz testes. Oferecendo conteúdos e, entendendo o comportamento da sua audiência. Ou seja, mais um motivo para você escolher a melhor estratégia para você, que é, a que vai conseguir executar por mais tempo.

Assista a este vídeo, onde eu explico como funcionam os algoritmos do YouTube.

Por fim, confira também tudo sobre marketing musical para iniciantes.

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *