Calendário De Conteúdo Para Instagram Funciona?

Calendário De Conteúdo Para Instagram Funciona?

De fato, calendário de conteúdo para Instagram funciona. Para isso, é necessário ter uma estratégia de comunicação bem definida. Depois disso, utilizar o calendário de conteúdo da melhor forma para o seu projeto.

Infelizmente, muitos não entendem a função de um calendário de conteúdo.

Mas, neste artigo vou explicar como utilizar esta estratégia. Além disso, como criar sua estratégia de comunicação, que é a base para ter resultados.

Sendo assim, tenha em mente que vale a pena ter um calendário de conteúdo sim, para organizar o seu trabalho. Ou mesmo, sua equipe de marketing caso seja um profissional ou empresa, com uma equipe que trabalha no seu projeto.

Calendário de conteúdo para Instagram

Um calendário de conteúdo nada mais é que uma estratégia de organização. Ele serve apenas para ter sua rotina de trabalho organizada. Além disso, dependendo da ferramenta que estiver utilizando, você também pode mensurar alguns dados.

Ou seja, ele é apenas uma ferramenta e não algo que será responsável pelos seus resultado. Sendo assim, o seu resultado não virá do calendário, mas sim, da sua estratégia de conteúdo e comunicação.

Algumas ferramentas para criar um calendário de conteúdo são:

Ou seja, até mesmo com um papel e uma caneta você consegue se organizar.

Mas, se deseja utilizar um calendário de modo mais profissional. Com a finalidade de programar publicações e mensurar dados, existem plataformas mais avançadas.

Uma das mais utilizadas é a ETUS por exemplo.

Como criar e utilizar este modelo de organização

Antes de tudo, você precisa definir sua estratégia de conteúdo e comunicação. Depois disso, definir os dias e horários que vai publicar. Estas são as informações principais que você vai adicionar no seu calendário.

Porém, caso esteja iniciando agora, e ainda não sabe como criar uma estratégia de conteúdo para o Instagram. Não se preocupe, confira este conteúdo onde te explico passo a passo.

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Sem dúvidas, é muito importante para o seu projeto ter esta organização. Isso ajuda no seu processo criativo e torna sua rotina de trabalho mais profissional.

Com isso, você ganha muito tempo para criar conteúdo. Tendo eles programados e organizados, aproveite este tempo para estudar. Além disso, busque sempre novas referências para criar postagens mais criativas.

Vale a pena seguir modelos prontos? 

Na prática, a melhor estratégia é a que serve para o seu projeto. Quando falamos de marketing digital existem vários métodos e estratégias. Porém, não existe uma receita ou fórmula que seja universal, que funciona para todo e qualquer objetivo.

Portanto, é muito importante fazer as seguintes perguntas, antes de comprar um calendário de conteúdo para Instagram “pronto”.

  • Esta comunicação faz sentido para o meu projeto?
  • Eu consigo seguir este ritmo de publicação?
  • Estes contextos de publicação fazem sentido para o meu tema?
  • Este posicionamento proposto faz sentido para minha pessoa?

Ou seja, dependendo do seu objetivo não vale a pena. Além disso, estas são apenas algumas perguntas para refletir, antes de investir em um modelo.

Além disso, agora você já sabe que o calendário é apenas uma ferramenta, e não a solução para o seu projeto de marketing no Instagram.

Qual é a melhor ferramenta para Instagram?

Atualmente, o próprio Instagram oferece todas as ferramentas para você. Sendo assim, tudo o que você precisa para criar conteúdo e fazer gestão ele já disponibiliza.

Porém, caso você tenha mais de uma conta ou trabalhe na área, fazendo a gestão várias contas, existem ferramentas que podem te ajudar. Do contrário, tudo o que você precisa, a própria ferramenta já disponibiliza de forma gratuita.

Além disso, não é a ferramenta que faz um profissional. Mas sim, como o profissional utiliza e domina estas ferramentas.

Por isso, não busque o sucesso do seu trabalho em ferramentas. Atualmente, são várias as empresas e profissionais que oferecem soluções para as redes sociais. Mas, o sucesso de uma estratégia de marketing está na comunicação, o que falar e como falar.

Considerações finais antes de colocar tudo isso em prática

Com certeza, o calendário de conteúdo para Instagram ajuda. Mas, ele não será o responsável pelo o sucesso do seu projeto. De fato, o mais importante é a sua estratégia de conteúdo, aliada a uma estratégia de comunicação.

Além disso, a própria plataforma já oferece tudo o que você precisa para criar conteúdo e fazer a gestão dele.

Certamente, ofertas de calendários prontos podem parecer muito atrativas. Mas, podem não fazer sentido para o seu projeto. Por isso, é importante analisar tudo o que está sendo ofertado, antes de fazer algum investimento.

Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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