Acelere seu Negócio com Estratégias de Marketing Digital

Acelere seu Negócio com Estratégias de Marketing Digital

As estratégias de marketing digital, são ações que se complementam. Neste artigo vamos explicar as principais, que podem acelerar qualquer projeto.

Com o avanço acelerado do mercado e das mídias digitais, pequenas e médias empresas tem dificuldades em acompanhar as constantes mudanças. Enquanto isso, grandes empresas estão investindo em profissionais e ferramentas de marketing digital.

Segundo dados da Nielsen, R$28,7 bilhões foi o montante investido em mídias digitais no Brasil, somente no primeiro semestre de 2023.

Vale ressaltar que deste montante, R$5,8 bilhões foram investidos somente pelo setor varejista, que lidera como setor que mais investe no digital, aqui no Brasil.

Então, neste artigo vamos explicar o que está por trás destes investimentos. Quais são as estratégias e ferramentas utilizadas por profissionais e setores de mkt digital.

Estratégias de Marketing Digital: Entenda o Conceito para Aplicar

Marketing digital, é um conjunto de estratégias que tem como objetivo gerar tráfego com a finalidade de gerar uma conversão.

Ou seja, todo negócio hoje em dia deveria estar na internet. Não necessariamente com o objetivo de vender pela internet. Mas pelo menos para se promover e ser encontrado pelo seu público, toda empresa precisa de tráfego para ter conversão (resultado).

Além disso, marketing digital não se limita ao online. Lanchonetes, lojas de roupa, academias e salões de belezas também usam o marketing digital para atrair clientes.

Então, o conceito do marketing digital é gerar tráfego para ter conversão.

As estratégias de marketing digital começam na execução disso. Ou seja, como gerar tráfego de modo profissional e o que fazer para ter mais conversões. Aqui entram ferramentas, plataformas e análise de dados e métricas.

As estratégias básicas para todos os negócios são:

– Marketing de Conteúdo

– Captação de Leads

– Segmentação de Base

– Remarketing

Estas são estratégias básicas que podem acelerar os resultados de qualquer negócio.

Marketing de conteúdo: A base para sua presença digital

O marketing de conteúdo, consiste em você criar e distribuir conteúdo, sobre a sua marca, com o objetivo de conquistar público e clientes. Normalmente, estes conteúdos são de topo de funil e não tem como objetivo principal vender, mas sim, contribuir para este processo.

Na prática, você pode começar utilizando o Instagram, TikTok, Site e YouTube.

Crie conteúdos institucionais e humanizados com uma boa frequência. Apresente sua empresa e seus produtos de modo criativo, saindo do padrão de apenas fazer ofertas de modo massivo.

Lembre-se que aqui você está falando com pessoas novas, topo de funil. Portanto a comunicação precisa ser leve, se apresente e converse com o seu público.

Uma linha editorial utilizada por várias empresas é a seguinte: Postar 5 conteúdos por mês, pelo menos, sendo 3 de engajamento e 2 focado em conversão (oferta).

Desta forma, você terá conteúdos que juntos, conseguem atrair, engajar e converter.

Captação de Leads: Construa de base de dados e clientes

A construção de uma base de leads é fundamental para o marketing digital.

Este processo, consiste em você capturar o contato do seu potencial cliente. Pode ser o e-mail, WhatsApp ou telefone para contato. Existem diversas plataformas de CRM que você pode contratar para criar este banco de dados.

O objetivo aqui é ter o contato do seu cliente, para manter o relacionamento com ele e ofertar outros produtos futuramente.

Além disso, você pode cadastrar outras informações que podem ser muito úteis para sua campanha de marketing. Tais como idade, região, interesses e objetivos com o seu produto ou serviço.

Tudo isso, pode te ajudar na construção de uma oferta, prospecção e comunicação.

COMO CONSEGUIR LEADS DE GRAÇA PARA TRABALHAR COM MARKETING DIGITAL

Segmentação da sua base de clientes

A segmentação de base consiste em você categorizar os seus clientes. A forma de segmentar os clientes varia negócio para negócio. Porém, você pode partir de um princípio básico que serve todo projeto.

Clientes Ouro: São aqueles mais engajados e que sempre compram de você

– Clientes Prata: Aqueles que compraram de você nos últimos meses e são pouco engajados

– Clientes bronze: Aqueles comparam de você uma vez e não engajam com sua comunicação

Considere engajamento, aqueles que clientes que respondem sua oferta ou entram em contato de forma ativa, para tirar dúvidas ou solicitar orçamentos. No caso de lojas online considere o engajamento das redes sociais também.

Agora, se você tem um CRM ou ERP considere para esta segmentação:

– Data de última compra

– Ticket médio das compras

– Quantidade de compras

– Frequência de compras

Tudo isso, são dados que você pode utilizar, para segmentar sua base de clientes em ouro, prata e bronze.

Remarketing é o caminho para escalar

O remarketing é uma estratégia baseada em dados, que visa aumentar suas conversões com o público já engajado. Seja para fechar a primeira venda, otimizando a oferta, ou mesmo, para fazer upsell.

Para isso, você analisa os dados da segmentação (como explicado anteriormente) e transforma estes dados em estratégia.

Por exemplo, para sua base de clientes ouro, que é aquele público já fidelizado, vale a pena ofertar produtos de ticket mais alto.

Diferentemente, dos seus clientes prata, que são pouco engajados e compram produtos de ticket mais baixo. Aqui, vale a pena ofertar promoções e condições de pagamento, com o objetivo de torná-los ouro.

Já os clientes bronze, que são pouco engajados e talvez, compraram uma única vez de você, vale iniciar um relacionamento com eles. Fazer pesquisa, encaminhar campanhas mais institucionais, apresentando sua marca e mix de produtos. Desta forma, você pode transformar estes clientes em prata.

O conceito do remarketing não se resume apenas em vendas, mas também, nas estratégias de comunicação para vender de forma estratégica. Oferecendo o produto certo, para o cliente certo no momento certo.

Todo negócio precisa de estratégias de mkt digital  

Atualmente, todo negócio precisa de estratégias de marketing digital para crescer.

Tudo o que você viu aqui são conceitos básicos, que podem ser feitos de modo manual ou automatizado por meio de ferramentas básicas de gestão.

As estratégias de marketing digital estão presentes em toda a jornada do cliente. Desde o primeiro contado dele com a sua marca, até a conclusão da compra.

Portanto, pense no marketing digital, não como uma forma de vender pela internet, pois isso é muito superficial.

A partir de agora entenda o marketing digital, como uma estratégia que engloba todos os setores do seu negócio.

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Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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