5 Dicas De Marketing Digital Para Construir Público Na Internet

5 Dicas De Marketing Digital Para Construir Público Na Internet

Vou apresentar aqui 5 dica de marketing digital para construir público. De fato, nem todo mundo tem o objetivo de vender produtos. Muitos têm o objetivo de construir público por outros motivos, para lucrar indiretamente.

Por exemplo, produtores de conteúdo, músicos e artistas, não usam o marketing digital para vender produtos físicos e digitais.

Porém, eles visam construir uma comunidade em torno do seu trabalho. Para manter o relacionamento com esta comunidade e lucrar indiretamente. Por meio de anúncios, conteúdos patrocinados e audiência em outras mídias, como o Spotify para músicos e artistas.

Sendo assim, vou explicar 5 dicas de marketing digital fundamentais, para você que deseja construir uma audiência em torno do seu trabalho.

5 dicas de marketing digital

Tenha em mente que marketing, é um conjunto de estratégias que devem ser aplicadas de forma integrada. Ou seja, marketing digital não é uma ação, mas sim, um conjunto de ações que devem ser aplicadas simultaneamente.

Portanto, vou explicar estas 5 estratégias para você colocar em prática.

  • Conteúdo
  • Contexto
  • Frequência
  • Distribuição
  • Conexão

Sem dúvidas, estes são conceitos fundamentais de marketing digital. Principalmente, se o seu objetivo for construir público, interessado no seu trabalho e no que tem a dizer.

Como criar uma estratégia de conteúdo

Antes de tudo, para criar conteúdo com base nas 5 dicas de marketing digital a seguir, selecione os principais temas, relacionados ao seu trabalho fora da internet. Porém, os principais temas relevantes para o seu publico e não para você.

Atualmente, a internet não tem mais espaço para “diários pessoais”. Para se destacar, o seu conteúdo precisa ser para o seu público e sobre o seu público. Portanto, evite falar muito sobre você, sua rotina, sua opinião e pense em ser relevante para o seu público.

Para isso, pense em como o seu conteúdo pode ser relevante para as pessoas.

Para criar uma estratégia de conteúdo, basta definir:

O que falar: Assunto principal das suas publicações, defina pelo menos 3 assuntos relacionados ao tema central.

Como falar: Defina as redes sociais que vai utilizar e os formatos (fotos, vídeos, textos). Além disso, têm outros detalhes importantes, como identidade visual, tom de voz entre outros. Mas, vamos falar do básico que funciona. Portanto, defina as mídias e formatos que vai utilizar.

Ou seja, para criar sua estratégia de conteúdo, basta definir o que falar e como falar, usando este conceito que acabei de explicar.

Como criar contexto para construir público

Contexto é tudo aquilo que não precisa ser explicado. Isso porque, o conjunto de informações e elementos já contextualiza todo ambiente.

Ou seja, se você é um músico, e a sua conta do Instagram tem conteúdos do tipo:

  • Fotos do seu show
  • Você com seu instrumento musical
  • Vídeos de shows e ensaios
  • Foto de perfil e bio personalizada

Tudo isso, já me contextualiza que você é um músico, que usa o Instagram profissionalmente.

Do contrário, sem elementos que dão contexto ao seu trabalho, dificilmente, conseguirá construir público ali. Pois ninguém vai entender que você é um músico profissional, com base no contexto do seu conteúdo.

Por isso, a importância do seu conteúdo como todo, ter temas relacionados.

Portanto, se deseja construir público em torno do seu trabalho. Você precisa postar conteúdo que o contextualize.

Frequência de publicação ideal no marketing digital

A frequência ideal é aquela que você cai conseguir manter pelo maior tempo. Ou seja, não adiantar postar uma semana todos os dias, e na outra semana não postar nada.

Mas, vou explicar uma estratégia profissional para definir o seu ritmo de publicação.

  • Selecione os 3 principais concorrentes do seu nicho
  • Veja quantas vezes eles publicam por semana em suas mídias
  • Estude as últimas publicações de maior engajamento

Depois disso, analise as ferramentas que tem em mãos, e tempo disponível para criar conteúdos.

Com isso, tente postar na mesma frequência que os seus concorrentes. De fato, o ideal é tentar postar um pouco mais do que eles, mas, mantendo sempre a média deles.

Distribuição de conteúdos para crescer sua audiência

De fato, todas as redes sociais atualmente são multimídias. Ou seja, nelas você consegue compartilhar todos os formatos de conteúdo (fotos, vídeos, textos) isso é ótimo.

Sendo assim, uma poderosa estratégia de marketing digital é, distribuir o seu conteúdo nas redes sociais. Desta forma, você multiplica os meios de ser encontrado pelo o seu público usando a internet.

Para isso, compartilhe o seu vídeo no YouTube no Facebook e nos Stories do Intagram.

Além disso, você também pode criar postagens nas redes sociais, com o objetivo de direcionar o público para um Link em especifico. Por exemplo, usar o Rells e os Stories para divulgar sua música que está no Spotify.

Portanto, independente da plataforma que esteja o seu conteúdo, distribua por todas as redes sociais, utilizando todos os formatos oferecidos.

Como criar conexão com o seu público

De fato, um erro muito comum no marketing digital, é usar a internet apenas para fazer anúncios e divulgar alguma coisa. Porém, mais importante que isso, é criar um relacionamento com o público que deseja atingir.

Para isso, você precisa pensar em como criar um diálogo, com as pessoas que começaram a te seguir, por conta do seu trabalho.

Afinal, você só cria conexão com pessoas que você conversa. Com isso, pouco a pouco você cria um relacionamento com estas pessoas e, consequentemente uma conexão.

Para isso, crie conteúdos estratégicos focados em criar conexão.

  • Conteúdos que contem a sua história
  • Conteúdos que compartilham os seus objetivos
  • Conteúdos sobre os seus valores pessoais
  • Conteúdos sobre as suas referências em sua área
  • Conteúdos de bastidores e dia a dia

Certamente, você deve ter achado estes conteúdos muito simples. De fato, são os mais simples de serem produzidos, porém, são justamente os que geram mais engajamento e conexão com o público.

As pessoas entram na internet para se informar e se entreter. Além disso, buscam conhecer pessoas interessantes com gostos e valores em comum.

Portanto, busque ser esta pessoa interessante para o seu público.

Considerações finais antes de colocar tudo isso em prática

Com certeza, depois destas 5 de marketing digital vai evoluir após este artigo. Estas são estratégias de marketing que vendem em muitos cursos por ai.

Eu te expliquei passo a passo as 5 dicas de marketing digital, mais eficientes que tem, para construir o seu público.

  • Conteúdo
  • Contexto
  • Frequência
  • Distribuição
  • Conexão

Porém, lembre-se que marketing é um conjunto de estratégias. Além disso, elas devem ser colocadas em práticas de forma integrada. Sendo assim, trabalhe diariamente nestes 5 pontos, em toda sua produção de conteúdo e divulgação.

Desta forma, gradativamente você vai atrair público, conquistar engajamento e o mais importante, criar uma conexão com eles.

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Lucas Menezes

Olá, meu nome é Lucas Menezes do site Under Miusic e eu tenho 33 anos. Sou produtor de conteúdo, publicitário e especializado em produção de conteúdo web. Além deste site eu tenho o canal no YouTube "Under Miusic" com vários vídeos sobre Marketing Musical.

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