Divulgação de Música – Descubra os Principais Erros na Prática

divulgação de música

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A divulgação de música é muito diferente da divulgação de produtos e serviços. Por isso, neste artigo vou apresentar em detalhes a diferença entre os objetivos e estratégias.

De fato, o que mais tem na internet são profissionais ensinando técnicas e estratégias para as redes sociais. Porém, o objetivo de alguém que quer vender produtos e serviços é bem diferente de músicos e artistas. 

Por exemplo, uma empresa ou profissional tem o objetivo de vender o seu produto ou serviço.

Sendo assim, toda a estratégia de comunicação gira em torno do produto ou serviço. 

Agora, você músico, o seu objetivo não é vender algo diretamente, mas sim construir uma base de fãs interessados no que você tem a dizer. 

Sendo assim, não faz sentido você utilizar a estratégia de comunicação para “vender” com outros objetivos sem ser vendas.

Divulgação de música e objetivos de comunicação 

Vamos lá, entenda que música é comunicação. O seu produto principal (sua música) não tem um valor monetário. Música é 100% valor agregado, experiência e conexão com quem tiver contato com ela.

Por isso, o seu principal objetivo nas redes sociais como músico, é criar e reforçar a experiência com o seu público. 

Para isso, você precisa ter objetivos de comunicação.

  • Posicionamento 
  • Promover sua marca
  • Criar conexão
  • Chamar atenção 
  • Criar diálogo 

Entre outros, e percebe que eu não falei nada sobre curtidas, compartilhamentos, salvamentos e seguidores?

Comunicação é o que falar e como falar 

Certamente, divulgação de música é um desafio até mesmo para profissionais. Pelo fato, de envolver estratégias de comunicação. Definir bem a mensagem (o que falar) e como falar (formatos e linguagem).

Mas calma! Além desse site eu tenho mais de 350 vídeos no YouTube onde te ajudo a colocar tudo isso em prática.

Então, vamos falar da mensagem, que nada mais é do que “o que falar”

Certamente, a sua música tem uma mensagem central. Ou então, se for o caso de álbum ou “EP” você definiu um conceito. Desde, a imagem da capa até mensagem que conjunto das suas músicas passam. Pronto! Aqui está o que você tem para falar.

Certo, e agora como falar? Pense nos formatos que as redes sociais te oferecem. Atualmente, vídeos, fotos e textos estão presentes em todas as redes sociais.

Ou seja, você tem tudo para envolver as pessoas na mensagem central do trabalho.

Neste vídeo, eu te ensino a fazer isso em detalhes.

Redes sociais para músicos e artistas 

Com certeza, não dá pra pensar em divulgação de música sem usar as redes sociais.

Porém, para um músico ou mesmo uma banda ter um público engajado, é mais importante que muitas outras métricas.

Vamos lá, um público engajado não é aqueles que vão deixar likes, comentários e compartilhar as publicações o tempo todo.

Mas sim, aquelas pessoas que estão te seguindo pela experiência que você oferece.

Ou seja, segue o seu perfil por conta da sua música, pelo seu posicionamento e pelo o que você oferece além das músicas. Por exemplo, os diálogos que compartilha nos textos, suas opiniões.

Percebe, que as redes sociais para você músico! É uma extensão da experiência que você oferece por meio da sua música?

Assista este vídeo onde explico isso em mais detalhes.

Divulgação de música é criar conexão 

Com certeza, esta é a mensagem mais importante deste artigo. Divulgação de música é criar conexão, para isso, você precisa criar experiências.

A partir de agora, comece a pensar na experiência que cada postagem sua vai causar.

Para isso, envolva as pessoas no tema central da sua música, convide as pessoas para uma reflexão relevante. Apresente sua visão de mundo como músico, banda ou artista.

Lembre-se, que as pessoas se conectam com pessoas. 

Para ir além! Se inscreva no canal Under Miusic, pois lá eu tenho mais de 350 vídeos sobre marketing musical e redes sociais para músicos e bandas independentes.

 

 

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