Marketing Musical – Na prática para aplicar a partir de agora

Marketing Musical

Marketing Musical

Marketing musical é um conjunto de estratégias pré definidas. Que tem como objetivo alcançar resultados definidos pelos músicos e artistas. Estas estratégias, partem dos princípios do marketing em si.

 

Ou seja, são os conceitos do marketing aplicados no cenário musical. No caso, visando trabalhar a construção de um músico, banda ou artista.

 

Atualmente, as redes sociais e mídias digitais (sites, blogs, canais) são os principais meios de comunicação. 

 

De fato, a base do marketing musical na prática, são as estratégias de comunicação. Afinal, a música não é um produto tangível, a música é experiência. Então, criar e oferecer experiências por meio da música é o grande objetivo do marketing musical.

Marketing Musical e Estratégia de Comunicação 

 

A estratégia de comunicação consiste em dois princípios: o que falar e como falar.

 

Portanto, ter uma mensagem bem definida é o primeiro passo. Não ter uma mensagem central, é o mesmo de não ter o que falar.

 

Então, o que é esta tal “mensagem” que tanto falam? É o tema da sua música, o assunto que ela aborda. Também, pode ser o tema do álbum, single ou EP.

 

Exemplo:

 

Digamos, que você lançou um álbum intitulado “Esperança” e a música escolhida para trabalhar chama-se “Vitória”. Como poderia ser a estratégia de comunicação?

 

O que falar: Temas motivacionais, mensagens positivas e superação.

 

Como falar: Por meios de histórias, exemplos reais, provocações e debates. 

 

Então, este é um exemplo básico. Apenas para você ter uma ideia do conceito, da estratégia de comunicação.

 

Estratégia de comunicação as redes sociais 

 

Como dito inicialmente, as redes sociais são os principais meios de comunicação e distribuição de conteúdo para músicos.

 

Porém, para ter resultados você precisa de uma estratégia de comunicação.

 

Então, agora que já sabe como definir o que falar e como falar é hora de partir para o processo criativo. Criar fotos, vídeos e textos com base na estratégia de comunicação que acabou de ver.

Entenda, que as redes sociais devem orbitar o seu trabalho principal que é a música.

 

Pelo fato, das redes sociais serem apenas ferramentas de comunicação. Ou seja, a função delas é divulgar o que você faz fora delas. 

 

No caso, seu álbum, single e projetos relacionados a sua carreira musical.

Potencialize a experiência do seu público 

 

De fato, música é 100% experiência. Pense, que a música não é um produto tangível que podemos pegar. Mas, mesmo assim, podemos sentir a música graças a experiência sonora, que pode ser estendida por meio audiovisual.

 

Como dito, marketing musical é conjunto de estratégias. Uma delas é potencializar a experiência do público com sua música.

 

Para isso, cria-se um conjunto de publicações com mensagens que envolvem o público no tema central da música. Desta forma, ao ouvir a sua música que fala de amor por exemplo, a mensagem vai impactar muito mais.

 

Veja como faz o cinema

 

O cinema faz há anos, com uma sequência de trailers com trechos emocionantes de um filme.

 

Além disso, tem as notas de imprensa falando do filme. Muitas vezes, contando as referências do filme tudo para criar expectativa e envolver o público.

 

Desta forma, quando todos sentam na sala de cinema, já estão envolvidos na mensagem do filme.

 

Utilize esta estratégia para divulgar sua música e seus próximos lançamentos.

Como ter mais alcance nas mídias digitais

 

Não só de redes sociais vive o marketing musical. De fato, elas são poderosas ferramentas, mas, leva tempo até que tenha relevância e alcance.

 

Por isso, muitos músicos exploram as mídias digitais (sites, blogs e portais). Este é o papel de um profissional de assessoria de imprensa. Muito procurado por músicos profissionais que estão no início da carreira.

 

Por meio dele, muitos músicos conseguem aparecer em grandes sites de notícias.

 

Até mesmo, em TV’s locais, jornais e revistas especializadas. É assim, que estes músicos “pouco conhecidos” conseguem aparecer nestas mídias tradicionais.

 

Esta é uma poderosa estratégia de marketing musical. Que visa agregar valor a sua carreira musical e aumentar o seu alcance.

Conclusão 

 

Então, como pode ver, marketing musical é um conjunto de estratégia. Neste artigo, apresentei algumas para que comece a aplicar agora.

 

Além disso, aprendeu que as redes sociais e as mídias digitais são ferramentas fundamentais.

 

Porém, tem como objetivo promover o que você faz fora delas. Então, a partir de agora pense mais na próxima música e menos na próxima postagem. 

 

Afinal, música é a matéria prima do seu trabalho. Sem música, sem marketing musical.

 

No canal Under Miusic tem muitos vídeos sobre este e muitos outros temas. Então, recomendo que assista este vídeo e inscreva-se no canal para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos. 

Neste artigo tem mais conteúdo sobre que vai te ajudar, confira.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário