Como ganhar seguidores no Instagram – Músicos

Como ganhar seguidores no Instagram

Como ganhar seguidores no Instagram

Como ganhar seguidores no Instagram? O Instagram é uma ferramenta muito importante para músicos. Que buscam ganhar seguidores para divulgar o seu single álbum ou mesmo um EP.

 

Sendo assim, neste artigo você aprenderá algumas estratégias para ganhar seguidores no Instagram.

 

De fato, as estratégias de marketing voltadas para as redes sociais, são diferentes para músicos e bandas. Ou seja, as estratégias para vendedores, blogueiros e afiliados não necessariamente funcionam para músicos.

 

Por isso, é importante entender o conceito destas estratégias de marketing musical.

 

 Como ganhar seguidores no Instagram?

 

Para ganhar seguidores no Instagram, você músico precisa de ter:

 

  • Alcance 
  • Tráfego
  • Retenção 

 

Com isso, você terá por consequência todos os engajamentos do Instagram. No caso, as curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

 

Então, vou te explicar como ter cada um deste 3 pilares. Desta forma, você saberá como ganhar mais seguidores no Instagram de forma orgânica.

 

Como ter mais alcance no Instagram 

 

Para ter mais alcance no Instagram, você precisa aparecer mais no feed. Além disso, aparecer fora do seu perfil e da própria plataforma.

 

Ou seja, quanto mais você postar no feed mais o Instagram te apresenta para pessoas que nunca te viram. Clicando em “Insight” você consegue ver a porcentagem de pessoas alcançadas que nunca te viram.

 

De fato, o Instagram quer que o usuário passe o maior tempo possível dentro da plataforma.

 

Sendo assim, invista em boas descrições para dar suporte às fotos. Desta forma, você aumenta o tempo de sessão do usuário da sua foto. Consequentemente, você terá maior alcance na sua publicação.

 

Então, estas são importantes dicas para ter mais alcance no Instagram.

 

Como gerar tráfego para um perfil no Instagram 

 

Para gerar tráfego no seu perfil do Instagram, você precisa aparecer fora da sua conta. 

 

Além disso, investir em tráfego pago já que o Instagram limita o seu alcance. Justamente, para que invista em tráfego para aparecer para novas pessoas.

 

Mas, existem 2 formas orgânicas que você músico pode trabalhar. Assim, conseguirá aparecer fora do seu perfil e do Instagram em si.

 

São elas:

 

Aparecer em outros Perfis do Instagram

 

Certamente, existem perfis que divulgam bandas e músicos independentes do seu gênero musical. Seja, Rock, Rap ou sertanejo existem vários perfis promovendo novidades e artistas dos gêneros.

 

Então, procure por estes perfis usando “hashtags” relacionadas ao seu gênero musical.

 

Depois, apresente-se e envie o seu material como sugestão de pauta.

 

Por exemplo:

 

“Olá (Nome do Perfil) Tudo bem?

 

Meu nome é Lucas, estou divulgando o meu novo trabalho. Acompanho o perfil de vocês e ficaria feliz em aparecer nas publicações.

 

Este é o link do meu trabalho e fico a disposição para conversarmos.”

 

Pronto! Agora é aguardar uma resposta do perfil.

 

Sem dúvidas, você conseguirá aparecer para muitas pessoas que nunca te viram. Além disso, ganhar novos seguidores também.

 

Assessoria de imprensa (aparecer fora do Instagram)

 

Muitos músicos que se perguntam como ganhar seguidores no Instagram, acabam conhecendo o trabalho de assessoria de imprensa.

 

Aqui, você pode contratar um profissional ou fazer o trabalho dele. 

 

Em resumo, o trabalho deste profissional é promover seu projeto musical em sites, blogs e mídias especializadas. Foi por intermédio destes profissionais que recebi o material de muitos músicos e bandas que apresentei aqui no site.

 

Então, a dica aqui é simples e prática. Procure por sites, blogs e mídias especializadas no seu gênero.

 

Em seguida, envie o seu material seguindo modelo que apresentei acima. Depois, é só aguardar a resposta das mídias.

 

Como aumentar o tempo de tela no Instagram (Retenção)

 

Algumas estratégias ajudam a aumentar o tempo de tela organicamente. Porém, saiba que para isso vai precisar de conteúdo. Pois é ele que garante o sucesso ou fracasso destas técnicas a seguir.

 

Conteúdo carrossel

 

Este é um formato que retém bastante a atenção das pessoas. Atualmente o Instagram permite adicionar carrosséis com até 10 imagens.

 

Para isso, explore os formatos e conteúdos que estão engajando. 

 

Textos

 

À primeira vista, você pode achar que textos não funcionam bem no Instagram. Mas, saiba que está completamente enganado, pois os textos são fundamentais.

 

Sendo assim, capriche nas descrições das suas fotos e imagens. Saiba, que é por ali que você puxa uma conversa, faz uma chamada para ação e cria conexão.

 

Vídeos

 

De fato, produzir conteúdo em vídeos não é tão simples. Visto que, exige um certo nível de produção, espaço, iluminação e ideia.

 

Contudo, é um dos formatos que mais retém a atenção do público no Instagram.

 

Consequentemente, é o tem tem maior alcance orgânico e engajamento. Então, não deixe de produzir vídeos para o seu perfil.

 

Conclusão

 

Neste artigo, você aprendeu como ganhar seguidores no Instagram. Especificamente, você músico, artista independente que busca promover seu trabalho.

 

Então, agora já sabe que alcance, tráfego e retenção devem caminhar juntos. Assim, você aparece para novas pessoas constantemente.

 

Agora, é hora de colocar estas estratégias em prática por pelo menos 3 meses. Pois este é o tempo mínimo para você se aprimorar e mensurar os resultados.

 

Depois, transformar estes números em novas estratégias.

 

Para ir além, e aprender mais sobre Marketing Musical assista este vídeo e se inscreva no canal. Pois tem vídeos constantemente.   

 

 Ou então, clique aqui para conhecer uma banda TOP.

 

  

 

 

 

Deixe seu comentário