Banda A Lona: Conheça Cada Passo Até Aqui dos Músicos

banda-a-lona

Banda A Lona

A banda “A Lona” Surgiu em 2014 em São José dos Campos. Desde então, o trio vem conquistando cada vez mais público. Recentemente, lançaram um novo single e vídeo clipe com uma sonoridade mais madura e moderna.

Sem dúvidas, o rock nacional tem muitas vertentes e algumas delas marcaram décadas específicas. Já outras, ultrapassaram gerações e se fizeram eternas como sabemos.

Porém, a banda A Lona abraçou uma característica do rock nacional que estava abandonada. Por isso, a identidade sonora do trio é tão forte e marcante para os fãs do velho e sempre atual rock n’ roll.

Certamente, são bandas como esta que mantém o rock autoral nacional forte e vivo.

Banda A Lona: Cada passo até aqui

O trio surgiu em 2014 em são José dos Campos – SP em um churrasco. Estava “tudo certo pra dar errado”.

Verão de 2014, época de fortes chuvas pontuais no final da tarde. Ainda assim, a churrasqueira estava aquecida, cadeiras espalhadas e instrumentos afinados para música rolar. Então, este é o cenário do pré surgimento da banda.

Talvez, você já tenha imaginado o que aconteceu. Os amigos começaram a tocar e em poucos minutos o temporal chegou.

Porém, como todos nós sabemos que “o som não pode parar” e os amigos logo acharam uma solução. Encontram uma “lona” para improvisar uma cobertura, e assim, continuarem tocando as musicas que curtiam.

Formação e discografia

No vocal, temos o Dennis com fortes drives e discursos embasados. Na guitarra Fernando Trone com riffs e solos envolventes. E na Bateria Luis Figueiredo tocando de modo super performático.

Então, logo no primeiro ano de formação a banda “A Lona” lançou um “EP” com 4 músicas. Intitulado com o nome da banda mesmo.

Depois, em 2018 a banda lançou um álbum com 8 músicas chamado “Mascaras”.

Este álbum, levou a banda para as principais rádios de rock da cidade de São Paulo. Além disso, também gerou um grande engajamento nas redes sociais.

Com isso, a banda viu que a música “Imperium Civita” que abre o álbum Mascara, se destacou bastante. Então, lançaram uma versão ao vivo nas plataformas de streaming e um vídeo no YouTube.

Sonoridade

De fato, impacta muito a sonoridade da banda “A Lona”. Principalmente, se você curte as principais bandas de rock nacional dos anos 80 e 90.

Nota-se, que o trio resgatou 2 pontos marcantes no rock dos anos 80 e 90, são eles: Arranjos simples, sem muitos efeitos, e fortes linhas de baixo, que da peso a mensagem das letras e reforça o grave da bateria.

Ouvir a banda A Lona é uma experiência sonora incrível e ao mesmo tempo curiosa. É possível, que sinta uma nostalgia causada pela familiaridade sonora. Isso, se o rock nacional dos anos 80 e 90 fazem parte da sua bagagem sonora.

Mensagem das letras

Desde o início, a banda a banda A Lona sempre foi bem conceitual em suas letras.

Com certeza, este é o principal diferencial do trio desde o primeiro álbum. Algumas músicas são convites a reflexões bem intimistas. Já outras, são críticas sociais e comportamentais com ótimos argumentos.

A linguagem utilizada nas composições é bem poética, porém, clara e objetiva. Destaque também para os temas de suma relevância.

Além disso, é perceptível o amadurecimento da banda, do primeiro álbum de 2014 até o último single em 2020. Perceba, como as composições abordam temas mais intimistas a cada novo projeto.

Single e Clipe: “Cada Passo Até Aqui”

Então, no dia 19 de Dezembro de 2020 a banda A Lona lançou o clipe da música “Cada Passo Até Aqui”. Sem dúvidas, a música marca um forte momento de maturidade da banda em todos os sentidos.

Segundo a banda, a música “É sobre o que somos! sobre o que vivemos! sobre você”.

É incrível, como a música nos faz refletir a cada verso, cada estrofe. Principalmente, no refrão que afirma a seguinte verdade nua e crua: “E! A vida passa”

De fato, a música te faz refletir cada passo até aqui. O que você aprendeu ontem, o que te motiva a correr atrás hoje. Além dos medos que superou e logo te fez cruzar os limites impostos pela sua própria mente.

Considerações finais

Certamente, a banda A Lona ainda vai fazer muito barulho na cena do rock nacional.

De fato, poucas são as bandas de rock que tem no “DNA” sonoro características do chamado “rock brazuca”. Ouvindo cada passo até aqui da banda A Lona, do primeiro álbum até o último single é perceptível esta referência.

Então, se você curte bandas que prezam por sons orgânicos dos instrumentos, letras e mensagens mais profundas e embasadas escute A Lona.

Apresentei cada passo até aqui desta banda incrível! Agora basta clicar nos links abaixo e curtir esta experiência sonora.



 

Spotify

Se curtiu a banda A Lona se nesta banda também! CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário