
Banda Estado Zero
A banda Estado Zero surgiu em 2018 na cidade de São Paulo. Esta é uma banda composta por músicos já conhecidos na cena do rock da selva de pedra.
Mesmo com pouco tempo de estrada, a Estado Zero apresenta um conceito muito sólido e bem definido. Após algumas trocas de integrantes, a banda se consolidou, e vem apresentando um belo material.
O quarteto é formado por Bruno Santos no Vocal, destruindo nos guturais assombrosos. Thiago Castro na guitarra, responsável pelos riffs que ficam na mente. Guilherme Figueiredo na bateria, fazendo o fone de ouvido tremer com pancadas agressivas. E reforçando todo este peso, San no baixo, adicionando aquele grave sem miséria.
O quarteto lançou um material em fevereiro deste ano de 2020. Certamente, assim como todos nós, eles não contavam com a Pandemia. Mas isso não parou os caras, que estão peitando a situação em grande estilo e seguindo seus sonhos.
Banda Estado Zero
Embora a Estado Zero, seja formada por músicos conhecidos por outros projetos na cena do rock, ela não é apenas uma fusão de bandas. Mas sim, um projeto único, com conceito e identidade bem definida.
O nome da banda diz muito sobre isso. Pois se refere a um “ponto zero” onde se está com total consciência e harmonia com o seu interior.
Este nome surgiu em uma conversa de bar entre o Guilherme (batera) e o Bruno (vocal). Pois ambos conversavam sobre um livro que aborda esta reflexão de “Ponto Zero”, estar 100% focado e no controle de alguma coisa.
Então este é o conceito da banda Estado Zero. Por meio da música, criar uma conexão e união. Sempre com foco na evolução, por meio do autoconhecimento, mesmo se criticas e desafios forem necessários para tal.
Sonoridade do quarteto
Pesado define bem o som dos caras. Sem dúvidas, as linhas de baixo chamam bastante a atenção, pois reforçam bem os ataques da bateria e os riffs.
Além disso, o Bruno é um cara que trabalha bem várias técnicas vocais. Com certeza é um grande vocalista, nas músicas, ele vai dos guturais mais graves até notas longas em “suaves” agudos.
De fato, a banda Estado Zero tem uma versatilidade sonora muito interessante. O que é um excelente diferencial hoje em dia. Onde uma banda precisa se reinventar constantemente para se destacar, e não ficar produzindo mais do mesmo.
Se você ouvir o material da banda em ordem cronológica, vai perceber esta versatilidade e evolução sonora.
Mensagem das músicas
Então agora vamos à união de tudo isso que viu até aqui. Ciente do significado do nome da banda saiba que: Propósito, equilíbrio e conexão são alguns dos valores, da banda Estado Zero.
Sendo assim, estes valores pautam as composições das músicas. Isso é perceptível nos nomes dos singles: “Empatia”, “Causa e Efeito”, “Existência” e “Conexão”.
Porém, o modo como a banda passa a mensagem não é tão “romântico” assim. Muito pelo contrário, é aquela famosa verdade nua e crua, sem massagem. Sabe quando você termina de ouvir uma música, e ai fica uns minutos parado, processando a mensagem.
Pois é, o som dos caras causa este impacto.
Explorando alternativas do rock/metal alternativo
A banda Estado Zero faz parte de uma cena, que vem explorando muito bem as alternativas dentro do rock.
Certamente os primeiros singles são os mais agressivos. Porém, as músicas atuais estão mais modernas, ainda agressivas, mas de um modo diferente.
O último single “Empatia” a banda explora uma sonoridade mais moderna, buscando um equilíbrio entre o som orgânico e o eletrônico. Então, é possível perceber a versatilidade sonora da banda, e o que podemos esperar no “EP” que está por vir.
Além disso, vale lembrar que são justamente destas “junções” de referencias, que consiste o rock alternativo.
No todo, o som do quarteto não é predominantemente “metal”. De fato, alguns elementos do mesmo se destacam. Mas, a banda passeia pelo grunge, progressivo, e até por um metal core mais atual.
Sendo assim, rock alternativo define bem a sonoridade dos caras.
Clipe “Conexão”
O clipe da música “Conexão” expressa muito bem à identidade da banda Estado Zero.
Primeiro pela mensagem da música, que vai de encontro com o conceito da banda. A ideia do “Ponto Zero” como dito no inicio, autoconhecimento/controle. Logo no início a música já faz um convite: “Experimente um mergulho em direção a si”.
Este mergulho é representado no clipe pelo Bruno (vocal), praticamente “surtando” em um quarto, rasgando papeis (ideias) e jogando na parede. Com uma iluminação avermelhada, cor que também representa raiva, agressividade.
Também vale destacar, a quantidade focos seletivos e transições de cortes precisas, que dialogam com cada instrumento e no ritmo da música.
Por fim, uma observação de “sacada” do roteiro. Durante 3min não é possível ver os rostos dos músicos, somente os instrumentos. O que cria uma curiosidade e expectativa de conhecer a banda, e ao mesmo tempo destaca o que é mais importante, a música.
Parabéns! Ao Fábio Gusmão, que filmou fez a direção e finalização (Monstro rsrs). E a própria banda, que fez a parte de produção e roteiro, junto com a Lucy Campos (Musicista, Baixista, Prof. De Canto) e conhecida pelo projeto RockeandoOficial.
Considerações Finais
A banda Estado Zero está chegando com vontade, ousadia e conceito muito bem definido.
Certamente é formada por músicos experientes e com visão. Ou seja, sabem o que estão fazendo e o que querem fazer. O quarteto conseguiu apresentar bem a sua proposta sonora, com tudo que foi lançado até o mesmo.
Por fim, o clipe “Conexão” é uma concretização de tudo isso. É possível sentir a energia dos músicos em ação. Prova disso, é o feedback da galera nos comentários do clipe, que já passou dos 4 dígitos de visualizações.
Sem duvidas! Esta é uma banda com muito potencial e seguimos no aguardo dos próximos lançamentos.
Conheçam o material da banda e deixem seus comentários por lá.
CONFIRA O CLIPE – CLIQUE AQUI AMIGÃO!
Spotify
Opa! Curtiu? Confira esta banda também clique aqui.