YouTube Para bandas: Sem Nenhum Segredo

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Neste artigo vamos falar sobre YouTube para bandas. O objetivo é explicar os principais benefícios deste que é o segundo maior buscador da internet. Além disso, como criar uma estratégia de conteúdo para alcançar seu público e engajar.

Iniciamos aqui, uma série de artigo explicando sobre as principais redes sociais para bandas. São elas o Instagram, Facebook e o YouTube.

Certamente de todas as redes sociais esta é a que mais dá trabalho produzir conteúdo. Desde o processo de produção até a publicação, pois exige um bom equipamento, domínio de ferramentas e tempo. Além disso, é necessário que entenda as configurações da própria plataforma.

Porém, o objetivo de um canal no YouTube para uma banda, é diferente de outros produtores de conteúdo intitulados “vloggers” ou “Youtubers”. Pois diferente destes, uma banda independente não depende de visualizações e audiência em massa para obter resultados.

Então, dada à introdução vamos direto ao assunto.

YouTube para bandas: Entenda os números e objetivos 

Sem dúvidas é de suma importância que entenda este ponto que iremos falar agora. Para que não fique desmotivado com seus números de seguidores, visualizações e engajamento. E acabe abandonando a produção de conteúdo não apenas do YouTube, mas nas demais redes sociais que falamos aqui anteriormente.

De fato ter um canal com centenas e milhões de seguidores hoje, é um sinal de “status”. Mas é importante que entenda alguns pontos, são eles o público e o nicho de mercado.

Então vamos pensar no seu público, o que eles procuram na internet? O que eles pesquisam no Google e no YouTube? Certamente não é o nome da sua banda e nem a sua música, sendo assim não espere ter milhões de visualizações e pessoas encontrando o seu canal.

Diferentemente de canais que falam sobre assuntos diversos que estão em alta. Ou mesmo que tem um público mais jovem, que naturalmente passam muito tempo no YouTube consumindo e engajando com conteúdo.

Sendo assim, não tenha como objetivo ter altos números com seu conteúdo. Mesmo porque, seu foco não é manter seus seguidores na frente das telas, mas sim, na frente dos palcos.

Entenda como funcionam os buscadores

Talvez já tenha ouvido falar que o YouTube é o segundo maior buscador da internet. Ou seja, depois do Google é nele que as pessoas mais buscam conteúdo. Arrisco sem medo de errar, que quando o assunto é música, o YouTube é o primeiro.

Basicamente os buscadores funcionam da seguinte forma: Por trás deste artigo que está lendo agora e deste site, existe uma série de plugins, ferramentas e configurações. Estas ferramentas adicionam este artigo no Google, e quando você busca uma informação, com base nas palavras chaves, ele mostra este artigo nas opções de respostas.

YouTube - Under Miusic

YouTube – Under Miusic

No YouTube não é diferente, pois a plataforma oferece estas configurações. Assim, quando as pessoas pesquisarem certas palavras ou frases, com base nestas configurações (título, tags, termos relacionados) os resultados são apresentados.

E é aqui que começa a parte técnica, no caso o que chamamos de SEO (Search Egine Optmization) em tradução livre, otimização para os mecanismos de busca.

Esta é a tela de configuração do YouTube.

Como produzir conteúdo com pouco investimento

Como dito no início deste artigo, produzir conteúdo em vídeo não é fácil e da bastante trabalho. Mas com planejamento estratégico e dedicação, é possível fazer um bom trabalho e obter resultados.

Para cria um bom conteúdo em vídeo, é importante que preze pela qualidade de imagem e principalmente de som. Pois até conseguimos relevar um vídeo com uma imagem mediana, porém dificilmente permanecemos em um vídeo com áudio ruim.

Atualmente, alguns celulares intermediários são capazes de produzir ótimos vídeos. Além disso, dependendo do ambiente, também é possível obter uma boa captação de áudio. Gravar um ensaio no estúdio com o celular pode não ser uma boa idéia. Mas vídeos com voz e violão em um lugar fechado, com poucos ruídos, são perfeitamente possíveis serem feitos com o celular.

Então, é possível produzir bons conteúdos em vídeo sem grandes investimentos. Utilizando apenas os recursos que tem disponíveis no momento. Pois tudo depende do tipo de conteúdo que deseja produzir.

Planejamento e estratégia de conteúdo 

Considerando que você tem uma banda independente, e que sua rotina não se resume a banda, vamos aos principais desafios. São eles o tempo para produzir e a pré-produção dele (pautas, roteiros e planejamento).

Sendo assim, o primeiro passo é planejar o conteúdo dos vídeos. É importante que este conteúdo tenha o objetivo de entreter, informar e agregar valor a sua banda. As pessoas navegam na internet por dois motivos principais, entretenimento e informação.

Ciente disso defina sempre o objetivo e a mensagem principal dos vídeos. Lembre-se que a essência do conteúdo está no material da banda, nas músicas, ideologia e valores. Então transmita isso para se conectar com o seu público, em conversas, debates interessantes ou mesmo em lives para maior interação.

Uma dica prática de planejamento e estratégia: Defina o melhor dia e horário, inicialmente baseando-se na rotina dos integrantes (não precisa da presença de todos). A princípio, um vídeo por semana é o ideal, por questão de SEO e para construção de público.

Em seguida, defina o tema destes 4 vídeos que irá postar no mês (1 vez por semana). Neste momento é importante apresentar a banda, as músicas, os valores, referências pessoais e sonoras.

Tudo isso é conteúdo.

Não basta publicar conteúdo, tem que distribuir 

Então você publicou o conteúdo no canal, fez as devidas configurações na plataforma e esta esperando as visualizações. Infelizmente não é assim que funciona, é preciso distribuir seu conteúdo nas redes sociais, sites, blogs e mídias especializadas.

Assim que postarem o vídeo, cada um da banda pode compartilhar nas redes sociais pessoais. Além de pedir aquela força para os amigos e seguidores.

É importante adicionar o link do canal na bio do Instagram. Também criar uma imagem de capa para o Facebook com uma chamada para ação “se inscreva no nosso canal”. E não se esqueça de adicionar o link no press release, para que os sites, blogs e mídias especializadas possam adicionar nos artigos.

O sucesso está no processo, então persista!

Não tenha vergonha de produzir um conteúdo simples inicialmente. Seja no YouTube ou nas demais redes sociais.

Pois o mais importante é iniciar, e pouco a pouco irá aperfeiçoando a qualidade dos vídeos e conteúdo. Se hoje você sabe tocar seu instrumento, foi porque um dia começou a tentar tocar, e sem saber nada.

Então comece! Busque referencias de quem faz um bom trabalho para se motivar. Também procure por bandas da cena que estão trabalhando seu canal para fazer parcerias. Quanto mais gente compartilhando melhor, e assim pouco a pouco os resultados irão aparecer.

Considerações finais 

Tenha em mente que os resultados nas redes sociais, sempre virão em médio longo prazo. Pois dependem de produção de conteúdo, freqüência, engajamento do público e principalmente dos algoritmos de cada uma delas.

O YouTube mudou muito nos últimos anos, hoje ele é muito mais que site de vídeos. Antes, bastava 4 dígitos de seguires e mil e poucas visualizações para aparecer nos recomendados e até ser uma sub-celebridade. Já hoje, estes números parecem pífios para muitos, porém, se comparado com a quantidade de usuários da plataforma.

Sendo assim, tenha em mente o tamanho do seu mercado e onde deseja chegar. Pense fora da caixa, lembre-se que seu objetivo é alcançar seu público e apresentar seu som.

Além disso, pense nas oportunidades que podem aparecer se fizer um bom trabalho. Com o alcance que a plataforma oferece, pessoas de outras cidades podem conhecer o seu som. Não apenas público, mas outras bandas e assim começa um network. Então pense sempre além das visualizações, seguidores e números de vaidade.

Gostou deste artigo? Ele te ajudou de alguma forma? Então agora mãos a obra!

Ah! Se você ficou alguma dúvida, deixe nos comentários, e fique a vontade para sugerir temas. Mande também o material da sua banda para nós, será um prazer conhecer seu trabalho. E me chama no Instagram @lucasmenezes.offcial para trocarmos uma idéia.

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