Facebook Para Bandas: Sem Nenhum Segredo

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Facebook

Neste artigo vamos falar sobre Facebook para bandas e como trabalhar com ele de forma eficaz. Além disso, vamos explicar algumas funcionalidades da ferramenta e como criar uma boa estratégia de conteúdo.

Anos se passaram desde que o Facebook dominou o universo das redes sociais. Atualmente ele ainda é a mais relevante de todas, mesmo com o surgimentos de outras redes sociais focadas em seguimentos e funcionalidades.

Porém, no decorrer destes anos muitas atualizações foram feitas na plataforma, atualizações estas que não agradaram muitos usuários comuns. De fato, o comportamento do usuário mudou muito, bem como a experiência de navegação também.

Estas constantes atualizações acabam se tornando desafios para quem busca trabalhar com o Facebook. Pois é de suma importância entender as funcionalidades da plataforma, o comportamento do usuário e o misterioso algoritmo. A partir disso, é possível traçar as melhores estratégias para alcançar os objetivos definidos. No caso, promover sua banda, alcançar seu público, engajar com ele entre outros.

Então vamos aos fatos, desafios e soluções.

Facebook para bandas e o alcance zero 

Atualmente o alcance do Facebook chegou a zero para publicações. Literalmente 0,01% de todos os seus amigos visualizam determinadas publicações. Além disso, se a sua publicação conter link de um site, ou pior, um link do seu clipe no YouTube, seu alcance pode chegar a zero.

Isso porque o Facebook não quer que o usuário saia da plataforma. Sendo assim, a primeira dica é: Produza conteúdo exclusivo para a plataforma, com o objetivo de manter seus fãs ali dentro o máximo de tempo possível.

Então vamos falar dos fatores que influenciam no alcance da sua publicação, são eles:

– Frequência de publicação

– Formato da publicação

– Retenção do público com a postagem (tempo que ele passa ali)

– Engajamento (likes, comentários, compartilhamentos e marcações)

Porém, mesmo com este conjunto de fatores, a performance da sua postagem pode não chegar a 1% pois outros fatores podem impactar. O tempo de resposta do engajamento, e até mesmo a performance das últimas publicações entre outras relatividades do misterioso algoritmo.

Facebook ADS é solução de tudo!

Certamente deve aparecer para você diversos anúncios relacionados a temas que você pesquisa. Além disso, a própria plataforma mostra uma postagem sua com opção para impulsionar. Mas será que realmente vale a pena? Você terá algum retorno se mais pessoas visualizarem aquela publicação? Então vamos lá.

facebook-ads-under-miuscNão vale a pena impulsionar uma publicação se a sua banda não tiver um objetivo bem definido. Também é importante ter um retorno, um “resultado” mensurável. Que pode ser visualizações do clipe, ou pessoas confirmando participação no seu show por exemplo.

Fora isso, não vale a pena ficar investindo no Facebook. Uma segunda dica importante é não construir sua base de fãs somente no face. Isso é aquele papo de “não colocar todos ovos em uma única cesta”. O Instagram tem sido a principal rede social para bandas, confira depois o último artigo aqui do site “intagram para bandas” para entender mais.

Muitos profissionais, músicos e DJ’s construíram seu público e sua relevância somente no Facebook. Após isso, viram sua relevância e engajamento cariem drasticamente conforme as mudanças nos algoritmos. A timeline deixou de cronológica, o alcance que já foi mais de 14% caiu para pífios 0,0% e hoje tentam se reerguer em outras redes sociais.

É possível ter bons resultados organicamente?

Sim é possível! Porém da muito trabalho e terá que se dedicar bastante. Para isso terá que publicar todos os dias uma ou duas vezes. Além disso, estruturar sua postagens pensando nos seguintes fatores:

Engajamento: Pois o seu conteúdo deve ter o máximo de engajamento, então estimule seu público a comentar, curtir e compartilhar.

Retenção: De fato é verdade, os famosos “textos longos” são bem vistos pelos algoritmos, pois seguram o público dentro da plataforma.

Estrutura da publicação: Como falamos no início, a plataforma não favorece links externos. Porém existe uma estrutura de publicação que ameniza este impacto. Então vamos ao passo a passo, para que você divulgue o site da sua banda, seu clipe e outros conteúdo e tenha um maior alcance.

Passo 1: Crie seu “textão” com pelo menos uns 3 ou 4 parágrafos com 3 e no máximo 5 linhas. Porém com um conteúdo relevante, interessante para o seu público comentar, engajar e compartilhar.

Passo 2: Crie uma foto de qualidade, pode ser de um trecho do clipe ou uma foto que chame bastante a atenção e tenha relação com o texto e adicione esta foto a postagem.

Passo 3: Após isso, no final do texto, você adiciona o link para o seu clipe, site da banda ou de algum site que sua banda apareceu. Como o Under Miusic, mande seu material para nós, e quando publicarmos o artigo sobre sua banda utilize estas dicas.

Realmente é trabalhoso, porém com isso você retém o público, adiciona um conteúdo exclusivo para o Facebook (texto e foto) e “em troca” os algoritmos mostram seu conteúdo para mais pessoas.

Como solucionar o “problema” do engajamento 

Como dito no inicio, as funcionalidades do face mudaram muito, e com elas, o próprio comportamento dos usuários. Certamente se este artigo fosse uma postagem no Facebook e você tivesse gostado muito! Talvez o máximo que eu teria de você seria um “like”.

Isso ocorre, por conta das diversas opções de respostas ao conteúdo que o usuário tem hoje. Sendo assim, basta um ou dois cliques para que o seu público engaje com seu conteúdo.

Alguns fatores influenciam no seu engajamento, entre eles: o seu público, posicionamento e conteúdo da postagem em si.

Então se a maior parte do seu público for mais velho e pouco engajado com redes sociais. No caso de não serem pessoas que passam horas nas redes sociais, curtindo, compartilhando e publicando coisas. Certamente isso irá refletir no seu engajamento.

Quanto ao posicionamento da sua banda e do seu conteúdo. Se a sua banda não levanta muitos debates, e não se posiciona com opiniões e assuntos, não espere muitos comentários.

O mesmo serve para o conteúdo produzido. Pois o seu conteúdo deve estimular engajamento, crie debates, peça opiniões, faça perguntas. Ou então, crie um conteúdo que seja realmente relevante para o seu público, ao ponto deles quererem compartilhar com outras pessoas. Sem isso, não terá motivos para o seu público se engajar.

Conteúdo estratégico gera engajamento e resultados 

Então vamos as soluções, pois falamos até aqui sobre alguns pontos técnicos, problemas e desafios da ferramenta em si. Este são fatores que conseguimos nos adaptar, porém, não podemos mudar o Facebook. Mas o nosso conteúdo, temos total controle, e é justamente o conteúdo produzido que gera resultados.

Sendo assim, tenha um calendário e uma estratégia de conteúdo para a página da sua banda. Agora que já sabe como funciona a plataforma, você já tem uma base para produzir conteúdos de forma estratégica.

Então comece com textos que tenham conteúdo interessante para o público. Pode ser informações sobre sua banda, suas músicas e até mesmo objetivos e conquistas. Aproveite os shows para tirar o máximo de fotos legais, para criar um banco de dados e ir postando gradativamente, sempre com textos.

Além disso, compartilhe com seu público conteúdos de outros sites relacionados a sua banda. Pois isso agrega valor ao seu trabalho, utilize a estrutura de postagem que mostramos aqui para que tenha maior alcance.

Também é importante definir o tema de cada postagem. Se for publicar três vezes por semana, defina três temas relevantes para o público, por exemplo:

Sugestão de Planejamento

Segunda-feira: Postagem sobre bandas que servem de inspiração

Quarta-feira: Release sobre uma música da sua banda, onde você pode explicar sobre a mensagem da música, processo de composição e gravação.

Sexta-feira: Uma postagem livre, sobre algum tema que esteja em alta relacionado ao seu nicho. Algum assunto que esteja em alta, não precisa ser polêmico. Também pode ser sobre um tema que reforce o posicionamento da sua banda, e junto ao texto, você posta uma música que fale deste tema.

Este é um planejamento simples, com o tempo, é importante que você mensure os resultados. Com isso é possível analisar os temas que mais teve engajamento e assim vai produzindo mais conteúdo sobre este tema.

Considerações finais 

Como pode ver, utilizar o Facebook profissionalmente não é tão simples, pois vai muito além de publicar coisas aleatórias. São diversos os pontos que devem ser estudados e analisados, para ser assertivo nas publicações e obter resultados.

Mostramos os principais pontos e passamos o máximo de dicas práticas para que saia daqui agora e comece a testar. Isso mesmo, testar, pois não existe uma fórmula ou uma única estratégia, para que consiga resultados com as redes sociais.

A melhor estratégia é aquele que serve para o seu projeto, e para o seu público. Por isso apresentamos aqui as partes técnicas baseadas na plataforma e uma sugestão de estratégia de conteúdo.

De fato é necessário que esteja presente no face, ele ainda é a rede social mais relevante. Pelo fato de oferecer mais oportunidades de interações e comunicação. Utilize todas as dicas e informações que passamos aqui, tenha em mente que os resultados virão gradativamente e valorize cada pessoa que curtir o seu trabalho.

Ficou alguma dúvida? Este artigo te ajudou de alguma forma? Comente ai que sua opinião é muito importante. Desta forma, podemos seguir com esta série de dicas sobre redes sociais e outros temas relevantes.

Além disso, fique a vontade para enviar o material da sua banda e sugestões de temas. Pode deixar aqui mesmo nos comentários ou me chamar no instagram @lucasmenezes.offcial para batermos uma papo por lá.

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