Instagram para bandas: Sem Nenhum Segredo

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Instagram

Então neste artigo vamos falar sobre o Instagram para bandas. Quais são as melhores estratégias de conteúdo para obter bons resultados, com esta, que tem sido a principal rede social para músicos.

Certamente você já viu vários vídeos e artigos, sobre como obter resultados com as redes sociais. Muitos explicam técnicas e estratégias avançadas, com base nas ferramentas ads (publicidade). Porém o que poucos ensinam e falam, é sobre produção de conteúdo, pois é ele o responsável pelos resultados.

Então a partir de agora, pense nas redes sociais como sua “loja física” com prateleiras e produtos. Agora pare e analise, como está a organização da sua loja. Quando os clientes (público) entrarem nela, o que irão encontrar de interessante? Tem produtos legais nela? Fotos, textos e vídeos? Este é o ponto de partida.

Sendo assim, não adianta investir tempo e dinheiro em suas redes sociais se não tiver conteúdo. Porém, este conteúdo deve agregar valor para o seu público e promover sua banda. Confira nosso último artigo onde explicamos um pouco sobre as principais redes sociais para bandas, pois nele falamos detalhadamente sobre cada uma.

Agora vamos falar sobre como produzir conteúdo para o Instagram. Para que consiga construir seu público, posicionar sua banda e obter resultados com sua audiência.

Instagram para bandas – Planejando o conteúdo 

Certamente você e sua banda, se reuniram em algum momento para debater temas para composição. Desta forma, pautaram os principais, e partiram para a mensagem principal de cada letra e tema do EP ou álbum.

A partir de agora, pense em como reforçar estas mensagens com fotos e textos no Instagram. Isso irá reforçar a mensagem que sua banda deseja passar. Então crie previamente, uma sequencia de fotos e textos relacionados aos temas de suas músicas.

Desta forma, sua banda conseguirá reforçar a mensagem de cada uma delas. Compartilhe o que levou a banda a compor tal letra, referencias da arte da capa do disco, significado do logotipo. Note que tudo isso é conteúdo, e são informações que sua banda gostaria que o público reconhecesse, bem como todos os envolvidos.

Para isso, inclua na pauta das reuniões “conteúdo para o Instagram” para planejar tudo. Separe um dia para tirar fotos, caso não tenha equipamento, invista no trabalho de um fotografo. Pense na qualidade das fotos e dos textos. Preze sempre pela qualidade do conteúdo, pois além do público da sua banda, este é um trabalho que os contratantes também analisam.

Posicionamento e cuidados com o conteúdo

É muito importante, atentar-se ao posicionamento da sua banda nas redes sociais. Principalmente a mensagem do conteúdo em si. Portanto, pense bem no que falar e como falar, pois certas “polêmicas” podem prejudicar o trabalho da sua banda.

Sendo assim, posicione-se em debates relacionados as causas e valores que sua banda defende nas músicas. Com isso, saberá quando e como se posicionar corretamente.

Para isso, é importante definir previamente os valores de sua banda, e as causas que irão defender.

A banda Black Pantera por exemplo, se posiciona muito bem contra o preconceito racial e descriminações. Estes são alguns dos temas de suas músicas e publicações no Instagram. Para conferir, siga o perfil da @blackpanteraoficial pois é uma ótima referencia do que estamos tratando aqui.

Como conseguir seguidores REAIS?!

Antes de tudo, não compre seguidores. Pois você pode ter sua conta banida da plataforma, ou mesmo hackeada, perdendo assim todo o seu trabalho.

Para conquistar seguidores, o primeiro passo é colocar em prática tudo que falamos até aqui.

Após ter uma quantidade interessante de conteúdo de qualidade, boas fotos e bons conteúdos em texto. Agora o seu público tem o que conferir, além de um motivo para seguir sua banda. Considerando que o seu conteúdo agrega valor.

Socialize na Rede 

instagram-seguidores-reaisEsta é a parte que da mais trabalho, e que muitos tentam automatizar e até mesmo burlar. Para isso, você precisa utilizar todas a possibilidades que o insta oferece. Ou seja, curtir, comentar, seguir, compartilhar. Desta forma, naturalmente os seguidores começarão a aparecer, pois estará socializando com eles.

Porém, nas redes sociais, você tem a possibilidade de socializar com pessoas interessadas no seu assunto. Sendo assim, busque por perfis e pessoas, que engajam com um conteúdo semelhante ao seu.

Para isso, socialize com os seguidores das bandas x, y e z que sua banda se inspira. Pode começar seguindo, curtindo, comentando e logo começará a ver seus números de seguidores crescendo. Este é exatamente o trabalho que algumas ferramentas de automação fazem, porém, se não deseja investir nisso, faça você mesmo.

Não existe segredo, técnica ou fórmula para conseguir seguidores. O que existe é estratégia de conteúdo e trabalho. Pois se o seu conteúdo não for interessante e não tiver qualidade, 10.000 pessoas podem entrar no seu Instagram e simplesmente dar as contas e não voltar mais.

Sobre os famosos algoritmos

Com certeza já ouviu falar sobre os algoritmos das redes sociais. São eles os responsáveis por fatores como: Alcance de publicação, engajamento e performance da postagem.

instagram-algoritims-unde-miusicMuitos estão deixando de lado o Facebook e se empenhando mais ao Instagram, justamente por conta dos algoritmos. Principalmente por conta do alcance das publicações, que nada mais é, que a quantidade de pessoas que visualizam sua postagem, no caso, seus seguidores.

Então, para que possa ter uma boa performance das publicações, é importante que entenda alguns pontos que o algorítmico valoriza.

Frequência: Este é um dos pontos mais importantes, a frequência de publicação ideal, é aquela que você conseguirá manter a qualidade no conteúdo. Pode ser duas ou três vezes por semana, pois o importante é que o conteúdo esteja dentro do seu objetivo e tenha qualidade.

Curtidas: Para os algoritmos do Instagram, as curtidas tem o “peso 1” é importante, porém não é o principal fator para que ele divulgue para mais pessoas a sua postagem.

Comentários: Já os comentários, tem um “peso 2” pois mostra um bom sinal de relevância da sua publicação para o seu público. Conforme for recebendo comentários, os algoritmos promovem sua publicação para mais pessoas.

Compartilhamentos: Estes tem um “peso 3” para os robôs, pois mostra ainda mais relevância da sua publicação.

Salvamento: Certamente, este é o sinal máximo de relevância da sua publicação para os algoritmos. Pois mostra que seu conteúdo é realmente relevante para o público, ao ponto deles salvarem a informação ali passada. Sendo assim, este tem um “peso 4” digamos assim, por isso potencializa bastante seu alcance.

Estes são fatores que promovem de forma orgânica sua publicação. Ou seja, sem ter que pagar para aparecer pra mais pessoas. Não existe um manual com informações exatas sobre as regras dos algoritmos. Sendo assim, boa parte do que se sabe, são informações baseadas em testes, com comprovações observacionais.

Vale a pena investir dinheiro no Instagram?

Esta é a dúvida de muitas bandas, se eu investir no Instagram vou conseguir mais seguidores? E a resposta é, depende do seu objetivo e do seu ponto de partida.

Se o seu objetivo for promover um show, o lançamento do seu EP ou álbum, vale a pena promover uma publicação com uns dias de antecedência. Mas apenas para conseguir seguidores, não é interessante. É melhor investir este valor na sua produção de conteúdo.

E referente ao ponto de partida, avalie todo o conteúdo produzido até o momento. Caso você tenha um conjunto de conteúdos interessantes, que está gerando engajamento e, tenha uma verba para redes sociais, então invista. Porém, não com o objetivo de conseguir seguidores, mas sim, de promover o posicionamento da sua banda.

Considerações finais

Mostramos neste artigo, toda a base para que você consiga promover sua banda no Instagram. Além disso, como trabalhar profissionalmente com esta que é uma das principais redes sociais para quem trabalha com música.

Então se leu atentamente todo o conteúdo até aqui, deve ter visto que produzir conteúdo de qualidade, deve ser seu objetivo principal. Pois conseguir seguidores não é a coisa mais importante. Mesmo porque, se sua rede social não mostra e nem diz nada, por qual motivo as pessoas devem te seguir.

Certamente, você deseja que seu Insta tenha muitos seguidores. Porém, trabalhar com redes sociais é um processo de longo prazo, tenha em mente que fãs, se constrói um a um. Mais importante que ter 10 mil seguidores, é ter um público engajado. Que vai curtir, comentar, promover sua banda para os amigos e até mesmo ir aos shows.

Ficou alguma dúvida? Tem algum ponto que gostaria que aprofundássemos aqui? deixe nos comentários ou lá no meu Instagram @lucasmenezes.offcial chama lá e bora bater uma papo. Além disso, mande o material da sua banda, pois será um aprazer conhecer e apresentar aqui.

 

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