Banda Verohni: Uma nova Perspectiva do Metal Alternativo

banda-verohni

banda verohni

Vamos falar da banda Verohni, que tem se destacado na cena pela sua versatilidade sonora. Formada em 2013 em São Paulo, a Verohni conseguiu construir seu público no underground. Mas em 2018 lançaram seu disco divisor de águas na carreira.

Então vamos à formação: Jhow Hebert no (vocal) agressivo e no flow. Também no (vocal) Luvini Ribeiro, fazendo o contraponto com um vocal mais harmonizado e suave. No (baixo) Ronan Rocha adicionando um peso, potencializado pelo Raoni Rocha na (batera). Além deles, na (guitarra) pesada, agressiva e moderna, Vinicius Silvestre.

Não é apenas na sonoridade que a banda chama a atenção. Mas também no conteúdo das letras e na identidade visual, tudo é muito bem pensado e conceitual.

De fato tudo começa pelo nome da banda, que significa Imagem verdadeira de si mesmo a letra H no meio (VeroHni) representa o homem (o ser humano). Além disso, a letra “H” forma duas colunas, que representa também o número 11, no caso um número de força.

Porém, a motivação primária foi à origem do nome Verônica, que também significa “imagem verdadeira”.

Banda Verohni e sua sonoridade

Então imaginem os seguintes elementos juntos: Uma guitarra agressiva, dedilhados de violão, uma bateria hora agressiva, hora numa levada samba e uma percussão de fundo. Também um gutural que muda para um flow acompanhado de outro vocal mais harmonizado e calmo.

Pois é, estes são elementos sonoros que compõem a identidade sonora da banda Verohni.

Podemos classificar a banda como um metal alternativo, livre de rótulos e aberto a novas experiências sonoras.

A banda preza pelos sons orgânicos dos instrumentos, proporcionando uma experiência no ao vivo, muito próximo ao som do estúdio. Além disso, consegue transitar entre o belo e o agressivo em uma música só.

Primeiro disco e nova fase da banda

Certamente em 2013 quando a banda começou, todos eram muito jovens. Pois os integrantes tinham entre 18 e 25 anos. Sendo assim, o conteúdo das musicas eram condizentes com a realidade de todos da banda.

Mas com a idade vem à maturidade, assim como os integrantes, seus fãs também amadureceram após 15 anos desde o inicio da banda. Então em 2018 a banda Verohni lança seu primeiro álbum contendo 7 músicas inéditas.

Este álbum intitulado com o nome da banda, apresenta uma nova fase. Com certeza bem mais madura, com conceitos muito bem estruturados e expressados com maestria nas músicas.

Além de toda a identidade da banda, sonora, visual e artística.

O álbum Verohni

Este é um álbum incrivelmente frenético e envolvente. Pois cada música tem uma freqüência única, um começo, meio e fim diferente. Além de cada música passar uma mensagem diferente também.

Sem dúvidas, estes são fatores que tornam este trabalho diferenciado, mérito também do produtor Paulo Albino do Estúdio Zero.

De fato, o designer Vinicius Gut soube entender bem, o conceito do álbum para assim criar a arte da capa. Que apresenta um anjo, segurando uma corrente na mão esquerda e um coquetel molotov na direita.

Além disso, um destaque para uma bandana de caveira, tampando seu rosto do nariz para baixo. Ao fundo, podemos notar um cenário de destruição, praticamente um apocalipse.

E eis algumas questões:

Este anjo está fugindo deste cenário?

Foi ele que causou toda esta destruição?

Estas armas em mão são para se defender ou atacar?

Então estas foram algumas questões, que o artista Vinicius Gut deixou em aberto nesta arte. Que apresenta diversos elementos das músicas do disco da banda Verohni.

Mensagem e identidade

Certamente estes são dois fatores que diferenciam a Verohni. Pois a banda tem uma mensagem muito bem definida, sabem o que querem dizer. Além disso, como querem dizer, aqui entra a identidade sonora, visual e artística.

Quando ouvir o álbum inteiro, faixa após faixa vai entender.

As musicas falam sobre temas polêmicos, como drogas na música “Vícios”. Também abordam religião, política, problemas sociais e conflitos psicológicos, resultado de todo caos urbano.

Porém o objetivo da banda não é causar polêmicas, mas sim trazer reflexões. De fato os caras conseguem trazer estas reflexões com muita credibilidade. Com uma linguagem simples, direta e poética.

Considerações finais 

A banda Verohni traz uma proposta sonora diferente, extremamente versátil. Sem dúvidas é uma experiência sonora incrível ouvir faixa a faixa do disco.

Pois a transição entre a suavidade e a agressividade impressiona. E o mais incrível, é como esta sonoridade casa perfeitamente com a mensagem que está sendo passada. Reforçando assim, o sentimento que a música transmite.

Então essa é a Verohni, prepare seu fone de ouvido e aumente o volume para ouvir no máximo. Pois será difícil não curtir o som e, não se conectar com a mensagem passada. Siga os caras nas redes sociais para ficar por dentro dos shows.

Também aproveite para seguir nossas redes sociais que estão aqui ao lado. Pois por lá conseguimos trocar uma idéia, e você pode enviar o material da sua banda para aparecer aqui no site. Confira nosso último artigo clique aqui

Siga as redes sociais da banda

Facebook: Clique aqui

Instagram: Clique aqui

 

Deixe seu comentário